Na Champions, apenas dois clubes têm uma dupla com menos jogos somados do que Fábio Cardoso e David Carmo.
Corpo do artigo
Se no início da época se dissesse que Fábio Cardoso e David Carmo formariam, nesta altura, a dupla de centrais mais utilizada no FC Porto, poucos seriam aqueles a acreditar. No entanto, a lesão de Pepe "promoveu" o camisola 2 à titularidade e este já soma 507 minutos em parceria com o ex-Braga, em seis jogos.
Entre ambos, os homens do eixo portista totalizam sete partidas na prova: só as parcerias de Nápoles e Rangers têm menos. Lesão de Pepe representou enorme queda do capital de experiência.
Na quarta-feira, frente ao Brugge, o duo improvável terá a oportunidade de cimentar estatuto e, em simultâneo, de ganhar tarimba no palco da Liga dos Campeões. Fábio (três) e Carmo (quatro) somam, entre ambos, sete jogos na competição, um número que faz desta parelha a terceira menos rodada em prova, à frente, apenas, das duplas de centrais de Nápoles (Itália) e Rangers (Escócia).
Para não desvirtuar a análise, O JOGO excluiu as oito equipas participantes na fase de grupos que, por norma, se apresentam num sistema de três defesas - como o Sporting -, o que reduziu a amostra de 32 para 24. A partir daí, tomando como referência os centrais mais utilizados na presente temporada por cada um dos clubes, concluiu-se que os sete encontros acumulados por Fábio Cardoso e David Carmo (estreou-se esta época) na Champions só se superiorizam aos do dueto Goldson/James Sands, do Rangers, que contabilizaram seis, assim como Kim Min-jae e Rrahmani, do sensacional Nápoles. Porém, o caso da equipa italiana merece uma adenda: o albanês está lesionado e, na sua ausência, o titular tem sido Juan Jesus, que, nas passagens por Inter e Roma, amealhou 10 jogos "milionários".
Fábio Cardoso, com três, e David Carmo, com quatro, totalizam entre os dois sete partidas disputadas na Liga dos Campeões. A título comparativo, Pepe
Em igualdade com o FC Porto está o Celtic, enquanto as duplas de clubes menos cotados como Maccabi Haifa e Dínamo Zagreb conseguem, ainda assim, ser mais rodadas do que os dragões, o Rangers e o Nápoles. Refira-se, contudo, que com Pepe disponível, o caso mudaria de figura e os azuis e brancos passariam para os lugares cimeiros da lista: o capitão portista já realizou 112 jogos na Champions.
Certo é que, não obstante a pouca experiência na competição europeia, o primeiro jogo em conjunto de Fábio e Carmo na Liga dos Campeões correu às mil maravilhas. Contra o Bayer, em Leverkusen, o FC Porto venceu por 3-0 e os dois assinaram exibições sólidas, ajudando a manter a baliza de Diogo Costa intocada. Aliás, nos seis encontros da dupla em todas as provas, a equipa de Sérgio Conceição encaixou apenas dois golos. Uma toada que ambos esperam manter no importante duelo de quarta-feira.
15284878
15285939