Às baixas por covid-19 (Coates) e lesão (Vinagre, Jovane, Palhinha e Feddal) juntam-se as poupanças planeadas para evitar suspensões para a primeira mão dos oitavos de final.
Corpo do artigo
O Sporting fecha a fase de grupos da Liga dos Campeões na terça-feira, no campo do Ajax, mas Rúben Amorim já olha mais à frente e com a qualificação para os oitavos de final já garantida, traçou como plano preservar para a fase a eliminar os jogadores que estão em risco de suspensão.
Assim, Pedro Porro e Matheus Nunes, à bica com dois cartões amarelos, serão poupados no desafio com os neerlandeses, aumentando para cinco as ausências de jogadores habitualmente titulares em Amesterdão.
É que além de Pedro Porro e Matheus Nunes, também Coates é baixa por se encontrar em isolamento por infeção de covid-19, e João Palhinha e Feddal estão lesionados (e ambos, refira-se, já estavam também fora dos planos por amarelos).
Amorim tem ainda de fora Rúben Vinagre e Jovane vai dar oportunidade aos menos utilizados, mais uma vez.
"Vemos este jogo [Benfica] como o próximo [Ajax] em que temos jogadores com amarelos e não vamos arriscar, vamos dar oportunidades a outros. Olhamos para o copo meio cheio, olhando para o projeto. É entusiasmante também ter estes jogos para ver estes jogadores", antecipou Amorim, antes do dérbi, em mensagem que passou despercebida.
Para não perder ainda mais peças por amarelos quando chegar a fase a eliminar da prova, Amorim deixará de fora esta terça Porro e Matheus Nunes, sendo que os amarelos só limpam dos quartos para as meias-finais da competição. As oportunidades vão beneficiar Esgaio (a lateral-direito), Matheus Reis (a central pela esquerda), Ugarte e Bragança (dupla no miolo) e Nuno Santos ou Flávio Nazinho (a lateral-esquerdo).
Feddal várias semanas de fora
Feddal deixou o dérbi com uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda semelhante à sofrida por João Palhinha há uma semana, contra o Tondela, e tal como o internacional português será baixa durante semanas. O próprio central marroquino deu conta da informação: "Uma lesão vai impedir-me de ajudar os meus companheiros nos próximos jogos. Mais um obstáculo... obrigado pelas mensagens sportinguistas."