O FC Porto é apenas a 14.ª equipa com mais remates de fora da área. Longe do que os rivais candidatos ao título conseguem fazer
Corpo do artigo
A apetência do FC Porto pela baliza contrária já teve melhores dias. O modesto quarto lugar no ranking das equipas da I Liga mais rematadoras (221, com uma média de 13,8 por jogo) ilustra-o, mas a falta de confiança - ou a capacidade - de o fazer através da longa distância é desconcertante. Os dragões são apenas a 14.ª equipa com mais remates de fora da área (73) e não conseguiram colocar nenhum jogador azul e branco nos primeiros 30 lugares do ranking individual. Para melhor contexto, compare-se a performance dos azuis e brancos com os rivais candidatos ao título. O Benfica e o Braga ocupam a terceira e a quarta posição, respectivamente, ao passo que o Sporting está em décimo. O líder do ranking é o Famalicão, tendo já ultrapassado a marca da centena de tiros (103).
No ranking individual, o futebolista com mais remates de fora da área é do Arouca. O espanhol Cristo González já desferiu 30 remates a mais de 16,5 metros da linha de golo, sendo secundado por Di María (Benfica), com 27, e de Carlinhos (Portimonense), com 25.
Curiosidades
5 pré-assistências
O jogador com o maior número de pré-assistências (penúltimo passe para golo) é Di María (Benfica). O argentino esteve desta forma em cinco golos, mais uma do que Djaló (Braga).
17 com assinatura
Gyokeres (Sporting) fez três assistências frente ao Estoril! Somados os golos e os passes para golo, o sueco lidera, juntamente com Banza e Ricardo Horta (ambos do Braga), um ranking que vai já em 17 tentos.
101’ de tempo útil
O Boavista-FC Porto só terminou aos 101’. Ainda assim, foi o encontro da jornada com menos tempo útil: 51,7%. O Braga-Benfica (14.ª ronda) é jogo da época com maior percentagem de tempo útil: 66,3%.
4 pontos grandes
Com o empate frente ao FC Porto (1-1), o Boavista passou a ser a equipa desta época com mais pontos ganhos aos três “grandes”: quatro. Os axadrezados já tinham ganho ao Benfica, na jornada inaugural (3-2).
3.º ponto nas compensações
O V. Guimarães conseguiu rapar um ponto ao fundo do tacho com um golo ao Braga, por João Mendes (na foto), aos 90’+8’. O FC Porto lidera o ranking dos pontos ganhos para lá dos 90’, com oito, ao passo que o Farense é o 2.º, com seis.