Dragões de Ouro e de berço: formação do FC Porto dá parelha inédita na última década
Pela primeira vez na última década, o Futebolista do Ano e o Atleta Revelação foram formados no FC Porto: Sérgio Oliveira e Francisco Conceição.
Corpo do artigo
Sérgio Oliveira e Francisco Conceição foram distinguidos pelo FC Porto como Futebolista do Ano e Atleta Revelação, respetivamente, nos Dragões de Ouro 2021, sendo esta a primeira vez na última década em que dois jogadores formados no clube arrecadam os dois galardões mencionados no mesmo ano.
14191695
A distinção do médio na lista de vencedores, divulgada na quarta-feira, é sustentada pelos 20 golos em 48 jogos que apontou em 2020/21. Já o jovem extremo juntou-se, em fevereiro último, ao lote de talentos do Olival lançadas por Sérgio Conceição na equipa principal. Desde então, participou em 24 partidas oficiais, a última das quais como titular, no sábado, frente ao Paços de Ferreira.
O paralelismo entre a ascensão de Oliveira e Francisco sob o signo de grandes promessas é, também ele, digno de nota: o agora subcapitão estreou-se na alta roda com 17 anos e, desde logo, foi apontado como um diamante em bruto da formação. Chico fê-lo com 18 anos e figura entre os nomeados para o Golden Boy.
Além da dupla do plantel principal, o futebol forneceu mais um Dragão de Ouro: Umaro Candé, extremo dos sub-19, é o Atleta Jovem do Ano.
O galardão Recordação evoca a memória de Reinaldo Teles, histórico dirigente que faleceu em novembro de 2020. À semelhança do que sucedeu no ano passado, não haverá gala, mas os prémios serão entregues no dia 21 deste mês.