Rivais são muito mais letais e até outros clubes pequenos estão à frente no ranking. É o handicap de um dragão que, no ataque, passa e dribla melhor do que qualquer outra equipa
Corpo do artigo
Há diversas explicações para a falta de resultados e este FC Porto só poderá ser realmente avaliado à luz dos resultados finais. Nesta fase da época há, contudo, números que dizem muito sobre aquilo que a equipa e também sobre o que mais lhe falta. Do ponto de vista ofensivo, é claro: o FC Porto é quem mais e melhor passa, é quem mais e melhor dribla e só não marca golos. Pelo menos na relação remates/golos. Os dados são da Opta Pro e a recolha do Goal Point. Ao nível da eficácia, os dragões são apenas a oitava melhor equipa da Liga, muito longe , com 11,8%, bem abaixo dos 15,7 % do líder Benfica e dos 13,9% do outro rival na luta pelo título, o Sporting. Curiosamente, a equipa mais eficaz do campeonato (pode ver no gráfico ao lado) até é o Moreirense. E há outros clubes sem aspirações ao título que estão à frente dos dragões: Arouca, V. Setúbal, Nacional e V. Guimarães.
Se a eficácia portista fosse ao nível da dos rivais (os dragões são quem mais remata no campeonato), a diferença pontual não seria tão larga por esta altura. Até porque, nos outros domínios, e como já escrevemos, a equipa tem médias como nenhuma outra.