
INAUGURACAO DO ESTADIO DO DRAGAO FC PORTO BARCELONA REALIZADO 16 11 2003 FOTO JORGE MONTEIRO
OJOGO
Abriu as portas com lotação esgotada num particular com o Barcelona, mas teve 28 jogos sem público nas bancadas por causa da pandemia.
Faz esta terça-feira 18 anos estava muito frio e vento na Invicta. Mesmo assim, as bancadas do Dragão encheram-se pela primeira vez para assistir à inauguração que misturou um espetáculo de luz e som com o particular ganho ao Barcelona por 2-0.
Hoje, o mais recente estádio do FC Porto chega à maioridade como o quarto que mais títulos festejou em toda a Europa durante esse período. São 26 (10 Campeonatos, 5 Taças de Portugal, 8 Supertaças, 1 Liga dos Campeões, 1 Liga Europa e 1 Taça Intercontinental), apenas superado pelos troféus ganhos pelo Barcelona em Camp Nou (35), o Bayern Munique na Allianz Arena (34) e o PSG no Parque dos Príncipes (31).
De novo com público - já ultrapassou os 14 milhões de espectadores -, depois de 28 jogos à porta fechada, o Dragão continua a ter em Jackson Martínez o seu máximo goleador (entre os portugueses é Varela o artilheiro), em Helton o que mais vezes lá jogou e em Sérgio Conceição o treinador que mais deu uso ao banco.
Essas e muitas outras curiosidades em torno do palco das emoções dos portistas podem ser encontradas na infografia aqui em baixo. No último ano de vida, recebeu 25 jogos oficiais do FC Porto, com 13 vitórias, quatro empates e duas derrotas (Braga e Liverpool). O jogo caseiro com o Chelsea da Champions foi em Sevilha, recorde-se.
