Rúben Amorim pode ter de recorrer a um eixo defensivo novo contra o Ajax, com Luís Neto, Feddal e Matheus Reis, que nunca estiveram em campo em simultâneo a formar a linha de três da retaguarda
Corpo do artigo
O Sporting conseguiu recuperar o capitão Coates para o clássico de sábado, mas a sua baixa por suspensão contra o Ajax, na próxima quarta-feira, cria um cenário complicado para Rúben Amorim.
É que num sector com poucas unidades para três lugares no onze, além da ausência do uruguaio afigura-se cada vez como mais provável também a de Gonçalo Inácio, o que forçará Amorim a improvisar com um trio inédito que, em simultâneo, não soma qualquer minuto em campo na linha de três da retaguarda: Luís Neto, Feddal e Matheus Reis.
Gonçalo Inácio voltou a fazer tratamento ontem, na Academia, para debelar uma mialgia na coxa esquerda que adiou a sua estreia pela seleção de Portugal. A utilização do defesa-central está para já descartada, embora ainda exista uma réstia de esperança na sua recuperação. Contudo, é uma corrida contra o tempo e o próprio Amorim, antes do clássico, traçou um cenário negro: "O Gonçalo Inácio não vai jogar contra o FC Porto, não deverá estar com o Ajax e veremos se joga com o Estoril."
Perante a evolução lenta da recuperação do jovem formado no clube, perspetiva-se a estreia do antes mencionado trio inédito. Sem Coates, na última época foi sempre Inácio a assumir o papel de patrão e jogar ao meio, no eixo, mas com os dois de baixo, deve ser Feddal a fazer valer a sua veterania e experiência no posto, com Neto a continuar do lado direito e Matheus Reis a entrar para a esquerda.
A gestão física dos centrais será fundamental esta época, com o adaptado Matheus Reis a ganhar certamente minutos e ainda Esgaio de prevenção. No clássico, Amorim tirou um já desgastado Feddal, aos 70", para dar ritmo a Matheus Reis, já de olho na Liga dos Campeões, prova na qual foi ainda inscrito Marsà, da B, e onde podem entrar jovens da formação como Chico Lamba.
Tiago Tomás possível, Ugarte certo
A lista de convocados para o desafio com o Ajax já deverá contar com Tiago Tomás e Manuel Ugarte. O avançado ainda fez tratamento ontem, mas espera-se que recupere das dores na coxa direita e seja opção contra os neerlandeses. Por outro lado, Manuel Ugarte, que ficou de fora por opção devido ao cansaço da viagem intercontinental para representar o Uruguai, já estará nas contas. Pote é baixa certa contra o Ajax, para já, e assim Nuno Santos, Paulinho e Jovane devem continuar no onze. Até porque Sarabia, como Amorim afirmou no fim do clássico, "ainda mostra falta de ritmo".