Equipa portista é a que leva mais jogos sem perder entre as que disputam as dez ligas melhor cotadas na UEFA.
Corpo do artigo
A derrota com o Benfica, a 21 de outubro de 2022, vai servindo para marcar um antes e um depois na temporada do FC Porto.
Azuis e brancos venceram 11 dos últimos 14 encontros e marcaram um total de 41 golos (à razão de 2,9 por jogo). Derrota com o Benfica, a 21 de outubro, foi a última da equipa de Conceição.
O vermelho das derrotas, que aqui e ali pintava o calendário dos azuis e brancos até esse momento, desapareceu por completo desde então, dando lugar a cores mais agradáveis, por força de um ciclo de 14 jogos consecutivos sem perder em todas as competições e que vai a exame no sábado no "D. Afonso Henriques".
A sequência atual inclui encontros do campeonato (seis), da Taça de Portugal (dois), da Taça da Liga (quatro) e ainda da Liga dos Campeões (dois), não encontrando paralelo em Portugal, nem sequer entre os dez campeonatos melhor cotados pela UEFA.
Os encarnados chegaram a estar 28 desafios imbatíveis no arranque de 2022/23, mas entretanto caíram com estrondo frente ao Braga, que engatou aí para quatro partidas sem perder, a segunda melhor série do momento em Portugal. Lá por fora, Bayern e Leipzig viram os portistas, no último fim de semana, melhorar o registo com que foram para a pausa do Mundial, na sequência da goleada ao Famalicão.
26 - Foi o máximo de encontros que os dragões estiveram sem perder em todas as competições numa época com Sérgio Conceição como treinador
A invencibilidade do FC Porto até se iniciou onde a equipa tem sofrido mais desgostos: para lá das fronteiras da Invicta. O Brugge foi o primeiro a sentir a fúria dos dragões, acabando derrotado por números que não deixaram a mínima margem para discussão: 4-0. De resto, goleadas dos azuis e brancos foi o que mais se viu durante este percurso de 14 desafios sem perder, dos quais 11 foram vitórias. A equipa de Sérgio Conceição ganhou por três ou mais golos em oito ocasiões, chegando a Guimarães com um total de 41 remates certeiros neste período (à razão de 2,9 por encontro).
O Casa Pia foi o único a conseguir suster a força ofensiva dos portistas, impondo-lhes um empate para o campeonato, tal como já havia feito o Santa Clara nos primórdios desta sequência - a outra igualdade foi com Mafra, em casa, na Taça da Liga.
15688283
Seja como for, a série de 14 jogos sem perder em todas as competições numa época - não confundir com o recorde de 58 seguidos sem derrotas para o campeonato, fixado em 2021/22 - ainda fica aquém do máximo conseguido pelo FC Porto com Sérgio Conceição ao leme. Essa fasquia está colocada nos 26 e foi conseguida na segunda temporada do treinador no Dragão (2018/19), depois de na primeira a contagem ter terminado nos 24.
A deslocação a Guimarães, marcada para amanhã, é uma prova de fogo à capacidade do FC Porto em prolongar o bom momento. O historial de resultados desde o começo do milénio pende claramente para o lado dos azuis e brancos, que só perderam por duas vezes para o campeonato no D. Afonso Henriques desde então. A última das quais tinha Sérgio Conceição do outro lado da barricada... Contudo, o treinador já avisou o plantel que é preciso estar alerta para os perigos que podem surgir ao virar da esquina no Berço, sobretudo numa altura em que o FC Porto não pode dar-se ao luxo de perder mais pontos sob o risco de hipotecar as possibilidades de chegar ao bicampeonato.
15689090