Domingo de decisões em Portugal, Inglaterra e Itália: confira o que está em jogo
Confira as contas da luta pela manutenção em Portugal, pela Europa em Inglaterra e de campeão em Itália.
Corpo do artigo
PORTUGAL - Tondela, Vitória de Setúbal e Portimonenses procuram escapar
A edição 2019/20 da I Liga termina este domingo com a luta pela manutenção em jogo, entre Tondela, Vitória de Setúbal e Portimonense, sendo que um vai acompanhar o já despromovido Aves.
O Portimonense, 17.º e penúltimo colocado, e em situação de desvantagem perante Vitória de Setúbal (16.º, 31 pontos) e Tondela (15.º, com 33), é quem parte em posição mais desfavorável, apesar de ter a tarefa teoricamente mais fácil da 34.ª e última jornada, uma vez que recebe o lanterna-vermelha, que vive atualmente uma situação de instabilidade motivada por problemas económicos e um conflito entre a SAD e o clube.
Com 30 pontos, a formação orientada por Paulo Sérgio garante a permanência se vencer o Aves e V. Setúbal perder ou empatar ou se Tondela perder; ou empatar e V. Setúbal perder.
Ao Tondela, moralizado pela vitória tangencial (1-0) na receção ao Braga na última ronda, um eventual empate em Moreira de Cónegos, com o oitavo classificado da I Liga (com 43 pontos), será suficiente para se manter entre a elite do futebol nacional.
Já o Vitória de Setúbal depende apenas de si, depois de ter conquistado um ponto no empate sem golos frente ao Sporting na jornada anterior, precisando de vencer os azuis, que ocupam a 14.ª posição, com 35.
Detalhando as contas da descida ao nível do confronto direto, convém sublinhar que o pior classificado dos três, o Portimonense, tem vantagem no confronto direto com os dois rivais (à falta dos resultados de hoje): perdeu 1-0 em casa com o Tondela, mas ganhou 2-1 na cidade beirã, ou seja, neste resultado agregado de 2-2 marcou mais um golo no estádio do adversário.
Com o V. Setúbal, os cálculos têm de recorrer a outro critério de desempate, pois caso fiquem ambos com 31 pontos, depois de terem empatado as duas partidas entre eles a zeros, há que ver a diferença de golos em todos os jogos no campeonato. De momento, a vantagem é dos algarvios, com uma diferença total de -17 contra -18 dos sadinos. Faltam os resultados desta tarde, naturalmente.
Entre Tondela e V. Setúbal, são os sadinos que estão por cima, depois de um nulo e um triunfo por 3-0 em Tondela. Mas a hipótese destes dois empatarem será a 34 pontos (empate dos beirões e triunfo dos sadinos, hoje) e isso significaria que os dois teriam escapado à descida, já que o Portimonense não poderá ir além dos 33 pontos.
Classificação:
15.º Tondela, 33 pontos
16.º Vitória de Setúbal, 31
17.º Portimonense, 30 (lugar de descida)
18.º Aves, 17 (lugar de descida, já despromovido)
INGLATERRA - Luta pela Europa ao rubro
Este domingo, às 16h00, o Manchester United (terceiro classificado com 63 pontos), que recuperou 15 pontos ao Leicester, vai ao campo dos foxes (quinto, 62 pontos) - que estão muito desfalcados, com seis ausências, entre elas Ricardo Pereira - a saber que basta um ponto para confirmar o quarto posto e a terceira temporada consecutiva na Liga dos Campeões, mas que uma vitória segura também o terceiro lugar, sem precisar que o Wolverhampton (sexto, 59 pontos) de Nuno Espírito Santo bata o pé ao Chelsea, que tem os mesmos 63 pontos do United.
Já o Tottenham, de José Mourinho, está nas mãos do Chelsea para marcar presença na próxima edição da Liga Europa. Os Spurs (58 pontos) ocupam a 7.ª posição neste momento, a um ponto dos Wolves, e esperam que estes tropecem em Stamford Bridge para concretizarem a ultrapassagem, em caso de triunfo frente ao Crystal Palace, claro.
Classificação:
1.º Liverpool, 96 pontos (fase grupos Liga dos Campeões)
2.º Manchester City, 78 (fase grupos Liga dos Campeões)
3.º Manchester United, 63 (fase grupos Liga dos Campeões)
4.º Chelsea, 63 (fase grupos Liga dos Campeões)
5.º Leicester, 62 (fase grupos Liga Europa)
6.º Wolverhampton, 59 (qualificação Liga Europa)
7.º Tottenham, 58 (fora da Europa)
ITÁLIA - Inter obriga Juventus a vencer para ser campeão
O Inter reassumiu a segunda posição da liga italiana, ao vencer ontem, sábado, o Génova por 3-0. Caso os rossoneri (76 pontos) não tivessem ganho, a Juventus (80 pontos) só precisava este domingo de um empate frente à Sampdória para festejar o scudetto, mas assim tem de derrotar a turma genovesa para lançar os foguetes. Será o segundo "match point" para a Juve, que poderia ter sido campeã antecipada na quinta-feira, não tivesse desperdiçado a ocasião ao perder em Udine (2-1). Caso não bata a Sampdória, a Juventus pode ser campeã no sofá, se Inter e Atalanta falharem nas suas partidas de terça-feira. Haverá ainda dois outros match points à disposição: em Cagliari, dia 29, e na receção à Roma, a 2 de agosto. Ronaldo tem também oportunidade de ultrapassar Immobile nos melhores marcadores e de se aproximar de Lewandowski na luta pelo título de máximo goleador europeu.
Classificação:
1.º Juventus, 35 jogos/80 pontos
2.º Inter, 36/76
3.º Atalanta, 36/75