A formação, realizada nos dias 26 e 27 de julho, antecede o arranque das competições da nova época, com a Supertaça marcada para 31 de julho
Corpo do artigo
FPF Arena Portugal, em Oeiras, acolheu este domingo o segundo e último dia da 1.ª Ação de Formação de Delegados da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), uma concentração inédita que marcou o arranque oficial de um novo projeto de carreira para estes agentes desportivos, baseado em rigor, transparência e meritocracia.
A sessão de encerramento ficou a cargo de Helena Pires, Secretária-Geral da FPF, que apresentou as conclusões do curso, destacando o novo paradigma que seguirá uma lógica piramidal de evolução. O modelo envolve as Associações Distritais e Regionais (ADR), as competições profissionais da Liga e reserva o patamar internacional (UEFA e FIFA) para a elite.
O novo quadro de 30 Delegados e Avaliadores da FPF tem Nuno Pedro como coordenador e João Aragão e Pina como coordenador pedagógico. O segundo dia de formação incluiu sessões com as equipas das várias competições organizadas pela FPF e apostou na integração dos Delegados enquanto coletivo.
A formação, realizada nos dias 26 e 27 de julho, antecede o arranque das competições da nova época, com a Supertaça marcada para 31 de julho e o pontapé de saída nas restantes provas agendado para 9 e 10 de agosto.
Pedro Proença, presidente da FPF, abriu os trabalhos, destacando a criação da carreira dos Delegados como objetivo estratégico da Federação. A iniciativa permitiu aos novos Delegados contactar com diferentes departamentos da FPF e contou com sessões nas áreas de Competições, Ética, Transparência, Gestão, Comunicação, Marketing, Arbitragem, Tecnologia, Regulamentos, Disciplina e Match Center.
Entre as principais conclusões, sublinha-se o caráter histórico da ação, o modelo de desenvolvimento de competências assente na formação contínua e mentoria individualizada, e a criação de um sistema de avaliação centrado na exigência e transparência. A ação formativa foi também resultado de um processo seletivo rigoroso, que começou com cerca de 700 candidaturas e culminou na seleção final dos 30 Delegados agora em funções.
A próxima ação de formação está prevista para outubro.