Fechada a 33ª jornada, falta apenas uma ronda para dar por encerrada a edição 2018/19 da I Liga. Das contas do título às da despromoção, passando pela Europa, confira o que há para saber antes do término do campeonato, no próximo fim de semana.
Corpo do artigo
As contas do título:
- Benfica é campeão se: vencer ou empatar frente ao Santa Clara; perder e o FC Porto não vencer o Sporting;
- FC Porto é campeão se: vencer o Sporting e o Benfica perder frente ao Santa Clara;
Nota: o campeão apura-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O segundo classificado vai à terceira pré-eliminatória.
As contas da Europa:
- O Sporting já está apurado para a fase de grupos da Liga Europa, ao terminar o campeonato no terceiro lugar;
- O Braga tem o quarto lugar assegurado e vai disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa (tem de passar duas eliminatórias para chegar à fase de grupos);
- O Vitória de Guimarães vai tentar "roubar" o quinto lugar ao Moreirense na última jornada. Contudo, os vimaranenses já têm a presença na segunda pré-eliminatória da Liga Europa assegurada, uma vez que o Moreirense não se inscreveu para disputar as provas europeias (tem de passar três eliminatórias para chegar à fase de grupos);
Nota: a Europa está garantida para o Vitória porque a final da Taça de Portugal vai ser disputada por FC Porto e Sporting, já qualificados para as provas continentais via campeonato.
As contas da despromoção:
- Feirense e Nacional já foram despromovidos à II Liga;
- Tondela e Chaves, que se defrontam na 34ª e derradeira ronda da I Liga vão decidir quem é a terceira equipa a descer, quando jogarem entre si, em casa dos beirões. Em caso de empate, é o Chaves quem permanece no principal escalão, uma vez que venceu por 2-1 na primeira volta.