Culpa de uma grande penalidade que não lhe saiu a preceito. A tristeza que sentiu tem sido superada aos poucos na Turquia.
Corpo do artigo
O ano de 2019 foi uma montanha-russa de emoções para Fernando Andrade, que desfrutou logo em janeiro dos melhores momentos, com a estreia pelo FC Porto e os golos a Benfica (com quem esteve em negociações) e Sporting na final-four da Taça da Liga.
O pior, contudo, estava para chegar, em maio, no Jamor, no derradeiro jogo de época, que terminou em tristeza para os azuis e brancos. Atualmente, o brasileiro encontra-se na liderança do campeonato turco, com o Sivasspor, que tem mais quatro pontos do que o segundo classificado (Basaksehir), mas lembra que é cedo para pensar no título.
11665560
Que balanço faz da experiência na Turquia?
-Tem sido uma experiência boa e, como a equipa está a fazer uma bela época, melhor ainda. Tenho jogado com mais regularidade, levo seis golos e três assistências... Estou muito feliz com o que consegui em 14 jogos. Era o que estava a precisar.
Em que medida é que esta experiência o beneficiou? Sente-se um jogador diferente?
-Não, não digo que esteja diferente. Com exceção do FC Porto e de outro clube, onde não consegui ter uma sequência de jogos, acabei sempre por jogar e sinto que o meu estilo não mudou. Sou o que sou.
O Sivasspor está isolado no primeiro lugar do campeonato. O que esperam conseguir até ao final da época?
-Temos quatro pontos de avanço, o que é muito bom para uma equipa média do campeonato, mas vamos pensar jogo a jogo e, mais lá para a frente, veremos o que vai dar. Somos muito humildes, muito trabalhadores, e neste momento merecemos estar em primeiro. Como vai terminar, não sei. Temos de aproveitar este momento, porque toda a equipa merece.
Avançado faturou com águias e leões na última final-four da Taça da Liga
Acredita numa surpresa ou, tal como em Portugal, é complicado devido à força dos grandes?
-Não sei. Falta um jogo para terminar a primeira volta e tudo pode acontecer.
Qual foi o melhor e o pior momento que teve ao longo deste ano de 2019?
-O melhor foi, com certeza, quando fiz o golo contra o Benfica [Taça da Liga], duas semanas depois de ter chegado ao FC Porto. O menos conseguido foi o penálti falhado contra o Sporting, na final da Taça de Portugal.
O que sentiu nesse momento?
-Tristeza por ter deixado escapar um título importante. Mas acontece...
"Disse a Alex Telles que lhe dedicava um golo..."
"DISSE A ALEX TELLES QUE LHE DEDICAVA UM GOLO"
A distância não apaga a boa relação entre Alex Telles e Fernando Andrade, que foi desafiado pelo amigo e ex-companheiro no FC Porto a dedicar-lhe um golo como presente de aniversário. O adversário de ocasião [Fenerbahçe] era um dos candidatos ao título na Turquia, mas o avançado não falhou.
"Sou amigo do Alex, falamos quase todos os dias e, antes do aniversário dele, dei-lhe os parabéns e disse-lhe que ia fazer um golo para ele. E ele: "Quero ver". Foi uma brincadeira, mas acabei por marcar um golo [Fenerbahçe]", recorda.