Discurso de Amorim tem seguidores no Sporting, mas a concorrência mete pressão
Triunfo no dérbi, o consequente reforço da liderança, e distanciamento do Benfica levam a concorrência a afirmar que o Sporting não pode esconder que a Liga se inclina para Alvalade.
Corpo do artigo
O Sporting está em fuga na liderança da Liga e com o triunfo no dérbi consolidou a sua posição e a candidatura ao título, a uma jornada do fim da primeira volta.
No entanto, ao contrário da opinião generalizada entre os rivais, em Alvalade ainda não se assume o favoritismo a vencer a prova numa corrente que é seguida a uma só voz no universo verde e branco, como se constata no painel consultado por O JOGO.
As palavras do técnico já geraram o lema "onde vai um vão todos", e agora de novo o discurso de Amorim é seguido como uma religião. Uma espécie de "o que diz um, dizem todos", numa visão unificada dos leões. O treinador do Sporting recusa que seja sinal de falta de ambição, mas assumiu que se reveste de certo protecionismo de um grupo jovem, inexperiente, e formado recentemente, ainda em consolidação e afirmação."Vou continuar na nossa ideia: foi sempre assim que pensámos. Se chegarmos ao último jogo a
depender dele para sermos campeões, eu assumirei que somos candidatos", disse no fim do dérbi, enquanto que há dois meses tinha referido que só assumiria o favoritismo "a dois minutos do fim do último jogo".
Dias da Cunha e Dias Ferreira, ex-dirigentes dos leões, concordam, recordando que, em anos recentes, líderes a meio não foram campeões.
Os rivais, sem problemas em responsabilizar ou pressionar o leão, afirmam que é óbvio e inegável que o Sporting, pela classificação, futebol praticado e até calendário, é já o claro favorito a vencer a Liga. E apontam o dedo a Amorim e ao trabalho por esse sucesso.
"Tem vantagem no calendário"
"Obviamente quem vai à frente, ainda para mais nesta altura do campeonato, é favorito. Sendo um grande, tem quatro pontos a mais, é normal que assim seja considerado. É bom de notar que o FC Porto já fez mais cinco jogos do que o Sporting e vai ter pelo menos mais quatro até ao clássico, o que é uma vantagem evidente do Sporting. Aliás, há uma negligência brutal na feitura dos calendários. Não é compreensível. A sobrecarga do calendário é inconcebível. Só com grande trabalho da equipa técnica e dos jogadores é que têm conseguido aguentar."
Pedro Marques Lopes
Membro do Conselho Superior do FC Porto e comentador
"Consolidou a candidatura"
"Pela vantagem pontual, obviamente deve ser considerado o favorito. Consolidou a candidatura, está na "pole position" para ser campeão, mas não se pode tirar da equação o FC Porto pelo seu espírito guerreiro. Com menos recursos, apresenta-se com coerência e rendimento uniforme. Fala-se na estrelinha do Amorim, que está a fazer algo parecido ao que conseguiu Bruno Lage, mas há miúdos a caminho do estrelato. Quando há organização, planeamento e critério, mesmo com menos recursos, é possível ter sucesso."
António Simões
Ex-jogador e dirigente do Benfica
"É o principal candidato"
"O Sporting vai à frente e distanciado. Julgo que é nesta altura o principal candidato ao título, essa vantagem dá-lhe esse estatuto. Por muita surpresa que me tenha feito e faz o facto de estar em primeiro lugar, a verdade é que é a equipa que pratica melhor futebol e joga com miúdos, alguns por quem podemos passar na rua e nem os conhecemos. Tem um bom futebol e isto é por obra e graça de Rúben Amorim. Tem tido estrelinha, mas é meritório o seu trabalho e tem merecido o primeiro lugar. O Benfica não pode atirar a toalha ao chão."
José Capristano
Ex-dirigente do Benfica
"Ainda tudo pode acontecer..."
"Não estou de acordo com a opinião de que o Sporting é favorito, mas candidato, sim. Mas não é o que tem mais condições, mas também tem condições, isso está à vista. Está em vantagem, mas nos últimos anos os campeões recuperaram desvantagens. Quando o campeonato começou, FC Porto e Benfica eram os favoritos para toda a gente. Nem esta desvantagem faz com que o Benfica deixe de ser favorito, mas 9 pontos são 9 pontos... Precisa dos resultados dos outros, mas estamos a viver uma época em que tudo pode acontecer. De um momento para o outro tudo pode mudar."
Dias Ferreira
Ex-dirigente do Sporting
Recorde da 1.ª volta de JJ na mira
O Sporting soma 42 pontos em 16 jornadas e, com apenas mais um jogo para concluir a primeira volta do campeonato, está em condições de superar o recorde batido em 2015/16 por Jorge Jesus que guiou os leões nessa primeira metade da época na frente da Liga com 44 pontos. O Sporting segue invicto com 13 vitórias e três empates, pelo que pode terminar a primeira volta sem qualquer derrota, dependendo do resultado da próxima jornada no campo do Marítimo. Os insulares, recorde-se, eliminaram o Sporting da Taça de Portugal e impuseram a segunda derrota da época, depois do LASK.