As urnas abrem às 10h00 e fecham às 19h00. Promessas de protesto no boletim, que invadiram a blogosfera e as redes sociais, são para confirmar hoje. Quem o quiser fazer terá de estar munido de uma caneta.
Corpo do artigo
19:00: Encerrou o período para votar nas eleições do FC Porto, sendo comentando nas imediações das mesas de votos que Vítor Baía, um dos maiores críticos da atual direção, não votou.
16:33: À medida que se aproxima a hora do jogo entre FC Porto e Nacional, regista-se um maior movimento. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e o vereador Manuel Pizarro já exerceram o direito de voto.
15h48: Manuel Serrão e Júlio Magalhães são mais algumas das figuras notáveis que já votaram esta tarde.
12h06: Pinto da Costa vai conversando com alguns adeptos presentes na Tribuna VIP do Estádio do Dragão, local onde se vão realizando as eleições este domingo.
12h04: Entre as figuras notáveis que já marcaram presença nas urnas destacam-se Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do FC Porto, assim como Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, e Paulo Teixeira.
12h: "Tivemos três vitórias importantes ontem, do hóquei, basquetebol e andebol. Terminei o mandato com um jantar e foi um dia em que me senti muito satisfeito. Hoje cumpri o meu direito de votar e segue agora o dia de trabalho, da equipa B e A. O meu pensamento está só na equipa", afirmou Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal.
12h: Pinto da Costa já exerceu o seu direito de voto. O presidente do FC Porto vai cumprimentando os presentes.
10h12: Alguns elementos da equipa técnica do FC Porto já exerceram o seu direito de voto, tal como Rui Barros, adjunto de José Peseiro, e Nelson Puga.
10h: Começam a chegar votantes à tribuna VIP do Estádio do Dragão, sendo que as urnas estão agora abertas.
Nove horas é o espaço temporal que os sócios do FC Porto terão este domingo para exercer o seu direito ao voto nas eleições para a presidência do clube. As urnas abrem às 10h00 e encerram às 19h00, 90 minutos antes de a equipa de futebol entrar em campo para defrontar o Nacional. O processo eleitoral, segundo Miguel Ângelo Bismarck, é bastante simples. "Só os sócios sénior [maiores de 18 anos] que tenham pelo menos um ano de filiação e as quotas pagas até março deste ano poderão votar", esclareceu a O JOGO o presidente da Assembleia Geral do emblema azul e branco, revelando que "estará montado um sistema informático à entrada da sala para detetar qualquer irregularidade na situação do associado, que poderá ser regularizada no mesmo local".
Por reconhecer que, "de uma forma geral, o clube está a atravessar um momento menos bom", Miguel Ângelo Bismarck prevê que "os sócios compareçam em número bastante elevado" neste ato eleitoral. Nem o facto de existir apenas uma lista, liderada por Pinto da Costa, os deve afastar. Aliás, muitos adeptos até têm anunciado nas redes sociais e nos fóruns e blogues afetos ao clube que aproveitarão a ocasião para protestar pela fase que vivem os portistas. Para isso, porém, terão de se apresentar junto às urnas munidos de uma caneta. "Os sócios que dobrarem o boletim em dois e o introduzirem na urna estarão a votar a favor da candidatura que vai a votos. A única possibilidade de "votar" contra será riscando todos os nomes do boletim ou fazendo um desenho, escrevendo uma palavra ou uma expressão na folha", indicou.
No topo do boletim de voto aparecerá o nome do candidato a presidente da AG, Matos Fernandes, seguido do respetivo elenco; seguir-se-á o do candidato a presidente da Direção, Pinto da Costa, acompanhado dos elementos que o acompanharão neste mandato; e, por fim, o do candidato a líder do Conselho Fiscal e Disciplinar, Nunes de Almeida, juntamente com as pessoas que farão parte da sua equipa.
A contagem dos votos demorará entre 30 a 40 minutos.