A propósito da centralização dos direitos televisivos, o candidato à presidência do Benfica apontou o dedo ao modo operacional das operadoras televisivas
Corpo do artigo
João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, visou, num vídeo partilhado esta terça-feira na sua página de campanha, “Benfica vencerá”, a forma de atuar das operadoras televisivas portuguesas.
“Temos um problema que está ligado à centralização. Existe um elefante na sala, que é o cartel. É um tema que já foi debatido e que, aparentemente, está a passar um bocadinho ao lado. Eu não tenho problemas em definir isto como um cartel porque, ao abrigo da lei da concorrência e dos conceitos legais, as três grandes operadoras nacionais estão concentradas na Sport TV e, sendo detentoras, em conjunto com a Olivedesportos, de 100% do capital da Sport TV, constituem um cartel para efeitos de concorrência. Sobretudo quando entrou em ação um novo operador em Portugal, não interessa se com um projeto mais ou menos aglomerador. Quando o Benfica fez um contrato com a NOS, há muitos anos atrás [outro orador diz 'O FC Porto faz com a PT'] e o Sporting também. O que acontecia? Havia concorrência pura entre a NOS e a MEO/PT. O que estava em causa não era só, e o Dr. Pedro Brinca explicou muito bem isto, tem a ver com isto: quando o Benfica faz um contrato com a NOS, a NOS beneficia só com os direitos televisivos dos jogos? Não! Tem a ver com a fidelização de clientes, de consumidores, de marca, tem a ver com o 'cross-selling'. A NOS sabe que, ao fechar com o Benfica os contratos dos direitos televisivos, faz 'cross-selling', muitas pessoas saem das outras operadoras para a NOS. [Outro orador: 'Isso já tinha acontecido com a MEO, que viabilizou a Benfica TV, a Benfica TV foi viabilizada sendo um canal da MEO']. Quando falamos destes tópicos, o que pretendemos é passar mensagens, informações, estatísticas, para todos pensarem num sistema. O Benfica tem a obrigação de lançar os dados para debate. A MEO e a NOS ganharam muito dinheiro à conta do Benfica. Pagaram muito ao Benfica? Sim, e o dinheiro que ganharam com o Benfica? Havia concorrência, hoje em dia não há concorrência, porque as três operadoras estão inseridas na Sport TV", diz o candidato à presidência do Benfica.
Na descrição da publicação, a ideia foi repetida: “As operadoras em Portugal são um cartel. Não existe uma verdadeira concorrência e esta situação penaliza os clubes portugueses.”