
.
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
A SAD do Belenenses anunciou a mudança da sede da Sociedade para Oeiras e deixou críticas ao presidente da Direção.
A SAD do Belenenses refere num comunicado divulgado esta sexta-feira, que foi aprovada a mudança da sede da Sociedade para o concelho de Oeiras, no Taguspark, e que a Assembleia Geral de Acionistas aprovou um "voto de censura ao atual Presidente da Direção do Clube de Futebol Os Belenenses por ter ofendido a memória histórica do Belenenses e de todos os seus adeptos ao dizer que não foi o Belenenses que venceu o Benfica e que 'aquilo' [referindo-se à equipa de futebol profissional do Belenenses] não é o Belenenses".
A resposta da Direção surgiu pouco depois, dizendo que "não faz sentido que o Estádio do Restelo continue a ser a sede", daí ter votado a favor da mudança para Oeiras.
Em relação ao voto de censura endereçado ao presidente da Direção, o clube disse ser "uma iniciativa imprevista, desconchavada e ilegal" e que não "recolheu a unanimidade dos votos". Dessa forma, a Direção esclarece que o voto de censura tfoi apenas votado pela Codecity e criticou o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, gerente da Codecity, por ter admitido a proposta e submete-la à votação.
Leia o comunicado da Direção na íntegra:
"Hoje, dia 28 de Dezembro de 2018, decorreu mais uma Assembleia Geral da SAD que, com atraso, mudou a sede social da sociedade.
A Assembleia Geral deliberou, por proposta da Codecity, que a sede social da sociedade passará a ser no Taguspark, no concelho de Oeiras.
O Clube de Futebol "Os Belenenses" entende que não faz sentido que o Estádio do Restelo continue a ser a sede social de quem saiu do Restelo em 30 de Junho de 2018, recusando a renegociação dos termos do protocolo então em vigor, e se quer apropriar, quotidianamente, do património material e imaterial do Clube.
Em conformidade com esse entendimento o Clube votou a favor da alteração da sede.
Terminada a ordem de trabalhos e no final da sessão, a Codecity decidiu apresentar um voto de censura ao Presidente do Clube de Futebol "Os Belenenses".
Tratou-se de uma iniciativa imprevista, desconchavada e ilegal, porque não se encontrava coberta por qualquer dos pontos da ordem de trabalhos. Contudo, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que também é gerente da Codecity, aceitou admitir a proposta e submetê-la à votação.
Não é novidade o acolhimento ou a promoção de iniciativas fora do quadro legal por parte do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD.
Ao contrário da mudança da sede social, que recolheu a unanimidade dos votos, esta deliberação ilegal teve como único voto o da Codecity, já que todos os restantes accionistas presentes, incluindo o Clube de Futebol "Os Belenenses", recusaram-se a votar.
Assim, quando a SAD anuncia que a Assembleia Geral de Accionistas aprovou um voto de censura ao Presidente do Clube de Futebol "Os Belenenses", está a falar de uma censura que a Codecity decidiu fazer, apropriando-se ilegalmente da Assembleia Geral que tinha sido convocada para discutir e decidir sobre outros assuntos. Também não são novidade estes procedimentos de apropriação da parte da SAD e da Codecity.
O Clube de Futebol "Os Belenenses" aproveita para desejar a todos os seus sócios e adeptos continuação de Boas Festas e um excelente ano de 2019.
Estádio do Restelo, 28 de Dezembro de 2018,
A Direcção do Clube de Futebol "Os #Belenenses"
