Central do Sporting tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões e uma ligação contratual válida até 2027
Corpo do artigo
Ousmane Diomande, defesa-central marfinense de 21 anos do Sporting, está numa lista restrita do Newcastle para reforçar o eixo defensivo durante o mercado de transferências de verão. A notícia foi avançada pelo portal inglês “GiveMeSport”, que escreveu também que, além do futebolista dos leões, os magpies estão também muito atentos a Van Hecke, do Brighton, e a Thiaw, do Milan, depois de no último verão a equipa de Eddie Howe ter falhado a contratação de Guehi, do Crystal Palace, que pediu 70 milhões de libras para negociar o central.
O Newcastle quer muito contar com um novo defesa-central no seu plantel de 2025/26 e vê com bons olhos a contratação de Van Hecke, que pode ser uma opção mais em conta, comparando com Diomande, que tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões e uma ligação contratual válida com o Sporting até 2027.
Diomande vai, por isso, entrar nos últimos dois anos de contrato com os leões, após ter chegado a Alvalade em janeiro de 2023, a troco de 7,5 milhões de euros. Na primeira metade da época 2022/23, o central esteve emprestado pelo Midtjylland ao Mafra e foi aí que o emblema verde e branco o descobriu. Além do Newcastle, Diomande já foi associado a clubes como o Manchester United, que é treinador pelo antigo treinador do Sporting Rúben Amorim, bem como ao Chelsea, que já “roubou” Geovany Quenda e Dário Essugo ao emblema leonino. O médio vai rumar a Stamford Bridge já no verão, após terminar o empréstimo ao Las Palmas, enquanto o extremo apenas vai mudar-se para Londres em 2026.
Diomande é internacional costa-marfinense e em nove jogos marcou um golo pela equipa nacional. Participou na CAN’2023, onde fez duas partidas pela seleção, que conquistou a prova. Está avaliado em 40 M€ pelo site especializado “Transfermarkt” e vai cumprir um jogo de castigo, frente ao Gil Vicente, na jornada 32 da Liga, encontro marcado para domingo, às 20h30, no Estádio de Alvalade, depois de ter visto o quinto cartão amarelo na Liga, na partida com o Boavista, que terminou com um triunfo do Sporting por 5-0. Esta temporada, soma dois golos em 44 jogos pelo clube de Alvalade. Foi campeão nacional na última época, com Rúben Amorim, na qual fez parte do onze do ano da Liga. Vai, agora, procurar repetir o feito.