O primeiro campo relvado da academia da Associação de Futebol do Porto, que será inaugurado no próximo sábado, em Ramalde, vai chamar-se Diogo Jota. A instituição liderada por José Manuel Neves vai ainda colocar um mural no espaço para que o legado do futebolista possa ser eternizado.
Corpo do artigo
O primeiro campo da Academia da Associação de Futebol do Porto, que será inaugurado no sábado, vai ter o nome do futebolista Diogo Jota, que morreu em julho, anunciou na terça-feira o presidente do organismo.
“Entendemos que este campo número um tinha que ter um nome, tivemos acontecimentos trágicos no futebol em Portugal e, por conseguinte, decidimos em reunião de direção dar-lhe o nome de Diogo Jota”, referiu o presidente da associação, José Manuel Neves, acrescentando que André Silva, irmão de Jota, também “será homenageado, de forma diferente”.
O líder da associação referiu que numa parede situada junto ao campo, haverá um mural dedicado ao futebolista, que alinhava no Liverpool, considerando importante que “as crianças de amanhã que visitem aquele centro se inspirem em Diogo Jota, que começou cedo a pisar os campos da associação, de uma forma simples, e que pisou os grandes campos mundiais com tranquilidade”.
A Academia, que segundo o presidente deverá estar totalmente construída no prazo de dois anos e meio, é composta por quatro campos - dois sintéticos e dois relvados, um com dimensões FIFA e outro com dimensões especificas de treino de guarda-redes - e um edifício de apoio, com balneários, uma clínica e um espaço de acolhimento de outro tipo de eventos.
Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram em 3 de julho passado, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.