Susto em Arouca não passou disso mesmo. Depois de um dia no ginásio, Diogo Costa já treinou com os companheiros e mostrou estar em condições de manter a titularidade.
Corpo do artigo
Diogo Costa está recuperado e vai manter a titularidade na baliza do FC Porto na receção ao Sporting (amanhã, 20h15). Depois do susto em Arouca, Marchesín estava de prevenção, mas ainda não será desta que o argentino se estreia a titular no campeonato.
A queda aparatosa de Diogo Costa, após uma disputa de bola nas alturas com Abdoulaye, resultou num problema na cervical que acabou por não ter consequências mais graves. Os exames feitos no Hospital de São João, logo após a saída de maca do relvado, afastaram os receios de uma fratura e os testes complementares no dia seguinte confirmaram que a lesão não seria impeditiva. Um dia em tratamento e outro a fazer trabalho de ginásio foram suficientes para deixar Diogo Costa praticamente a cem por cento.
Dos exercícios que efetuou com bolas medicinais na terça-feira não resultou qualquer dor nem limitação de movimentos pelo que ontem Diogo Costa já foi autorizado a subir ao relvado, confirmando a evolução do seu estado. Hoje estará entre os postes para o ensaio geral do clássico e, se nada de anormal suceder, voltará a ocupar a baliza do FC Porto no importante encontro com o segundo classificado do campeonato.
Aos 22 anos, este será o terceiro clássico de Diogo Costa com os leões, com quem tem contas a ajustar visto que ainda não conseguiu vencer, nem manter a sua baliza inviolada. Há pouco mais de um ano, esteve entre os postes na meia-final da Taça da Liga perdida (1-2) nos instantes finais, em Leiria, à custa de dois golos de Jovane Cabral. Já esta temporada, não teve como impedir Nuno Santos de abrir o marcador no jogo de Alvalade, antes de Luis Díaz equilibrar a contabilidade.
À terceira tentativa, Diogo Costa vai em busca do triunfo que lhe tem escapado e que, a acontecer, poderá embalar de vez o FC Porto na corrida pelo título.
Gonçalo continua entre os grandes
Com Diogo Costa a dar sinais de estar pronto para o clássico, Manafá, em tratamento, será a única baixa do FC Porto para o clássico de amanhã, até porque de Arouca não saiu qualquer jogador castigado. Contudo, Rúben Semedo ainda precisa de perder peso e também não deverá estar entre as escolhas de Conceição, assim como Fernando Andrade que só esta semana começou a treinar, depois de uma longa paragem.
Por outro lado, Gonçalo Borges, extremo da equipa B, foi de novo promovido ao apronto do plantel principal.