Diogo Costa, o Jogador do Ano: "Defesa de Milão foi bonita, mas perdemos..."
EXCLUSIVO >> Eleito Jogador do Ano pelos leitores de O JOGO, o internacional português escolhe a partida dos oitavos da Liga dos Campeões como um dos pontos altos de 2023, que fechou como o guardião mais valioso do mundo
Corpo do artigo
Entre clube e Seleção, Diogo Costa terminou 2023 com 50 jogos disputados - em quase metade conseguiu manter a baliza trancada -, assinando exibições de luxo que fizeram com que o seu nome fosse notícia em todas as latitudes. Além disso, foi nomeado para melhor do Mundo na sua posição pela IFFHS e está cotado como o guarda-redes mais valioso, de acordo com o Transfermarkt. Os 45 milhões de euros em que está avaliado, ainda assim, dificilmente serão suficientes para o FC Porto abrir mão daquele que é também o dono da baliza de Portugal, ajudando a fazer um apuramento perfeito - só vitórias - para o próximo Europeu.
Mesmo sem ter participado diretamente na conquista da Taça da Liga e da Taça de Portugal - cedeu o lugar entre os postes a Cláudio Ramos -, Diogo Costa teve um ano em grande e, por isso, recebeu a preferência da maioria dos votantes no inquérito de O JOGO online, sucedendo ao companheiro de equipa Taremi. Em entrevista exclusiva, agradeceu a distinção, falou das suas ambições e disse que elegeria Pepe, que curiosamente terminou como um dos mais votados no onze do ano.