O mais jovem dos guarda-redes é por esta altura o número um e vai ganhando força enquanto Trapp não se resolve.
Corpo do artigo
O tempo vai passando, Trapp continua "preso" ao Paris Saint-Germain e quem no FC Porto mais aproveita é Diogo Costa.
O jovem, que esteve preparado para ser cedido ao Paços de Ferreira, é nesta altura o guarda-redes melhor colocado para começar a época a titular, ainda que faltem duas semanas para o primeiro jogo oficial (pré-eliminatória da Liga dos Campeões) e até Vaná possa recuperar terreno. É improvável, no entanto.
Diogo Costa tem sido preparado para assumir a baliza do FC Porto num contexto importante. Os jogos de acesso à Champions são fundamentais para o clube (desportiva e, sobretudo, financeiramente), mas Sérgio Conceição não hesitará em lançar o jovem se o tal guardião experiente que procura não tiver ainda chegado. E isto porque Diogo lhe tem dado toda a confiança nos treinos e nos jogos-treino já disputados.
O treinador já o conhece há algum tempo e em 2019/20 até lhe permitiu trabalhar o ano todo na equipa principal, mas esta confiança e qualidade que o jovem de 19 anos tem mostrado vai permitir-lhe ultrapassar Vaná, o habitual suplente da temporada passada, na hierarquia.
Fonte próxima do jogador garante que este está muito sereno e tranquilo e que até beneficiou da "pouca responsabilidade" que lhe colocaram nos ombros, tendo em conta que a perspetiva seria ser emprestado ou ficar como terceiro guarda-redes. A pré-época tem corrido particularmente bem e Diogo agarrou a oportunidade. Em quatro dos cinco jogos de pré-época, foi ele a jogar com a equipa potencialmente mais forte; aconteceu contra Águeda, Varzim, Fulham e Bétis. Os dois últimos jogos são sinais claros da mudança de paradigma: Sérgio está agora inclinado para lançar Diogo Costa e tem-no preparado para isso. O jogador sente-se capaz de assumir e, contra o Bétis, até arrancou duas excelentes defesas e uma boa saída pelo ar, além de ter defendido um penálti. Em 225 minutos, repartidos por cinco jogos, não sofreu ainda qualquer golo.
Casillas e outros com palavras de incentivo
Sabe O JOGO, também, que o guarda-redes tem recebido muito carinho de praticamente todo o plantel. Casillas, agora em novas funções, não esconde que um novo guarda-redes estará para chegar, mas dá-lhe moral que chegue e incentiva-o bastante a continuar a melhorar para solidificar um lugar. O espanhol, aliás, já há algum tempo que previa que isto pudesse suceder. "Vem aí um craque, o Diogo Costa, que me parece que vai ser um grandíssimo guarda-redes", disse em dezembro do ano passado. Da parte que lhe toca, Iker está empenhado em ajudá-lo a crescer e a deixá-lo no ponto para o que se segue. Sérgio Conceição e Diamantino Figueiredo, treinador de guarda-redes, são, por motivos óbvios, outros que puxam muito pelo miúdo, ora nos treinos, ora com palavras.
OUTRAS SURPRESAS
Bruno Costa
Posição: médio
De igual para igual com Sérgio Oliveira
É a prova de que, no futebol, tudo muda muito rapidamente. Bruno já esteve para ser emprestado em janeiro, mas ficou. Agora também esteve para sair para o Portimonense, mas já sabe que Conceição não prescinde dele. O empenho e os bons jogos têm-lhe valido oportunidades que agarrou bem, ao ponto de, nesta altura, estar a disputar de igual para igual o lugar ao lado de Danilo com Sérgio Oliveira. Mais, com a lesão de Loum, ficaram apenas três médios, pelo que o jogador formado no FC Porto já sabe que, na pior das hipóteses, tem de estar preparado para entrar em campo em qualquer momento. Com o Bétis, integrou a equipa "mais forte", em jeito de prémio pelo trabalho e teste, que passou. Está agora, aliás, bem mais desenvolto do que em 2018/19.
Romário Baró
Posição: extremo
Uma das principais alternativas
Corona virou segundo avançado, pelo menos enquanto Zé Luís não se adapta completamente e Aboubakar não recupera o ritmo ideal, e isso abriu um lugar na ala direita que Otávio e Romário Baró têm repartido. O jovem de 19 anos, já o escrevemos, vai ser uma espécie de "jóquer" que andará entre a equipa A e a B, mas tem por agora provado qualidade e utilidade, ao ponto de anteontem ter sido um dos melhores e, contra o Fulham, um dos primeiros suplentes a entrar. É de todo improvável que possa segurar um lugar no onze de forma imediata, mas nesta altura faz parte das principais alternativas, o que é um passo em frente na carreira.
11132651