A titularidade do avançado na Taça da Liga, à mesma hora que o México perdia com a Argentina, embalou novo ataque a Tata Martino.
Corpo do artigo
A ausência de Diego Lainez da lista de convocados elaborada pelo selecionador Gerardo Martino para o Mundial do Catar virou uma autêntica novela mexicana. O bracarense merece sempre muita atenção da Imprensa daquele país e a titularidade no jogo de sábado, com o Trofense, a contar para a primeira jornada da Taça da Liga, ajudou a compor o último episódio.
O último lugar do México no Grupo C do Campeonato do Mundo e a titularidade de Diego Lainez contra o Trofense, a contar para a primeira jornada da Taça da Liga, originaram um novo capítulo.
Com o argentino Tata Martino sempre no "olho do furacão", numa altura em que o México está em último lugar no Grupo C, com um ponto, e obrigado a vencer hoje a Arábia Saudita para aspirar ao apuramento para os oitavos de final, a Imprensa mexicana lamentou a ausência de Diego Lainez do Mundial. "À mesma hora que o México perdia [2-0] com a Argentina, o antigo jogador do América era titular do Braga, contra o Trofense. Lainez foi um dos jogadores sacrificados por Gerardo Martino para participar no Mundial", escreveu o jornal mexicano Récord.
A Imprensa do México lembrou que o jogo Braga-Trofense começou às 18h45, enquanto o Argentina-México arrancou 15 minutos depois. "Lainez nem pôde ver a seleção mexicana contra a albiceleste de Lionel Messi e companhia. Tão perto de uma bola, tão longe do sonho de qualquer futebolista profissional ou de qualquer criança que gosta de jogar à bola", podia ler-se na edição mexicana do jornal espanhol AS, num texto longo sobre a ausência do jovem do Mundial"2022.
"Diego Lainez titular do Braga e longe do Catar. O jovem jogador calça as botas, veste a camisola e escuta com atenção o seu treinador. O mexicano prepara o jogo, mas, lamentavelmente para ele, não é no Catar, mas sim na Taça da Liga de Portugal", lia-se ainda.
Igualmente com edição mexicana, o jornal Marca, com sede em Madrid, lembrou que "ausência de Diego Lainez gerou polémica, porque, quando se esperava que o jovem que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2020 fosse convocado, o selecionador prescindiu dos seus serviços". "Desiludido por não jogar o seu primeiro Mundial, Lainez colocou o foco no futuro e este sábado, enquanto o México defrontava a Argentina, o jovem que jogou no América foi titular no Braga", acrescentava.
"O mexicano prepara o jogo, mas, lamentavelmente para ele, não é no Catar, mas sim na Taça da Liga"
Titular na Liga pela última vez a 9 de outubro, contra o Chaves, o avançado voltou a sorrir, depois da frustração provocada pela ausência no Catar. E mesmo tendo ficado em Portugal, prometeu torcer pela equipa asteca. "Eu e milhões de mexicanos pelo mundo apoiaremos a equipa com a mesma paixão em cada jogada e em cada jogo", escreveu o jogador.
Até Marchesín e Layún apoiaram
No dia em que regressou à titularidade, contra o Trofense, Diego Lainez publicou uma fotografia do jogo, acompanhada da legenda "Não paramos, equipa". Uma publicação nas redes sociais que lhe valeu cerca de 450 mil "gostos" só no Instagram. Um deles foi do ex-portista Marchesín, com quem jogou no América, no México. Mas até Layún, que também representou aquele clube mexicano na altura em que o avançado ainda era juvenil, apoiou igualmente o compatriota, enquanto na conta oficial do Braga pode ler-se "Vamos, Mágico".
15403669
15402629