Despromovido à equipa B, Plata tem reintegração no Sporting à vista: confira os pormenores
Postura do internacional equatoriano tem ido de encontro ao pretendido pelos responsáveis leoninos, que olham para o extremo como um ativo importante para valorizar.
Corpo do artigo
A reintegração de Gonzalo Plata no plantel principal está a ser avaliada pelo elenco técnico liderado por Rúben Amorim, isto depois do extremo internacional equatoriano ter sido despromovido no final de janeiro para o grupo comandado por Filipe Celikkaya.
Rúben Amorim não gostou da aplicação do canhoto, isto nos últimos dias de mercado em janeiro, quando manifestou o desejo de sair por empréstimo para o Cádiz. SAD recusou e admitia Rio Ave
Aliás, segundo O JOGO apurou, o cenário da reintegração poderá concretizar-se em breve, indo de encontro a um conjunto de aspetos que a beneficiam.
Desde logo porque é um jovem jogador que tem vindo a perceber a chamada de atenção que a estrutura do futebol e o treinador lhe quiseram fazer com a despromoção, depois porque Gonzalo Plata é um atleta com potencial e mercado que os leões pretendem rentabilizar desportivamente e naturalmente em termos económicos, depois a total ausência de competição de momento retira ao atleta qualquer projeção em termos competitivos, colocando em causa a presença deste na seleção nacional do seu país, onde tem sido presença assídua. Assim, é provável que em breve Gonzalo Plata possa ser chamado de novo ao grupo que fez parte desde o início da época.
Ora, Gonzalo Plata foi despromovido depois de um alegado decréscimo de rendimento nos treinos, considerando a estrutura do futebol e Rúben Amorim que este terá sido afetado pela especulação em torno da sua saída na última janela de transferência. Gonzalo Plata, efetivamente, sempre demonstrou vontade em sair de modo a jogar com a regularidade que não consegue ter no elenco de Rúben Amorim, e teve a possibilidade de ingressar no Cádiz por empréstimo, que a SAD recusou. O Rio Ave também foi hipótese, mas o jogador recusou, o que desagradou.
Equipa B é espaço para "castigar"
A equipa B tem sido usada com frequência pelos responsáveis leoninos para colocarem os jogadores dispensados ou afastados da equipa principal a trabalhar. É a forma de os manter com algumas rotinas de grupo, sendo que apenas Rafael Camacho, agora no Rio Ave, aceitou fazer qualquer jogo oficial pela formação no Campeonato de Portugal. Outros por lá continuam, casos de Renan, Bruno Gaspar ou Lumorl.