"Descanso do Benfica por causa da Liga Europa? Houve conversações a esse nível"
Declarações de Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, à margem da gala do jornal "O Gaiense", esta segunda-feira, onde foi homenageado
Corpo do artigo
Marselha não jogará no fim de semana entre os jogos da Liga Europa com o Benfica para descansar. Em Portugal esse etapa terá de ser superada? "É muito interessante, às vezes há conversações que não são do conhecimento público. A Liga e o Benfica tiveram conversações a esse nível. Ficou definido que não seria necessário fazer alterações de calendário. A Liga foi providente, o Benfica anuiu. Desde o início da época, coisa que a Liga tem feito é a defesa dos clubes em Portugal nas competições internacionais. Lembre-se dos jogos que já foram adiados. As conversações foram tidas e chegamos a esta conclusão."
Balanço das competições em Portugal: "A marca de água das competições profissionais tem sido a mesma mesma nestes anos. Três competições, I e II Ligas e Taça da Liga com um índice de competitividade e emotivadade muito grande. Estamos nesta fase e a verdade é que na I e II Liga muitas equipas podem ser campeãs, outras despromovidas. Vamos ter emoção como tem sido haitual, acontecerá tudo até à última jornada. Acusam o futebol português de ser não ter interesse e competitividade, somos o sinal inequívoco do contrariar essa tese. Há coisas a fazer, claro. Estamos na antecâmara de uma alteração de calendário internacional que vai criar muitas dificuldades, serão cinco datas a mais. Teremos de saber preparar. Teremos em breve uma crimeira de presidentes, quero ouvir todos os presidentes. Estamos na antecâmara de projetos absolutamente fundamentais e 'game changers' para o futebol português. Há desafios muito grandes, em que a indústria do futebol tem de ser salvaguardada. Eu estarei disponível para defender os interesses do futebol profisional em Portugal."