Série a festejar já vai em 37 jornadas, 14 das quais na época passada, igualando o segundo melhor registo da história do clube. Manafá e Marcano faturaram nos Açores e deixaram a equipa na liderança.
Corpo do artigo
Os dois golos marcados nos Açores não só permitiram ao FC Porto conquistar os três pontos e tomar de assalto o primeiro lugar da Liga - após o empate caseiro do Benfica com o Moreirense - mas também assinalar o feito de ser a única equipa dos dez principais campeonatos europeus que faturou em todas as jornadas desta temporada. No caso 23.
11880704
Só o Sivasspor, da Turquia, se pode gabar do mesmo depois de o Liverpool ter perdido, no último fim de semana, no terreno do Watford por 0-3. Mas a liga turca está cotada em 11º lugar no ranking da UEFA, O desaire dos "reds" foi uma surpresa e faz dos dragões caso único enquanto autores de um feito que impressiona.
A equipa de Sérgio Conceição marcou em todas as 23 jornadas deste campeonato [o Benfica não faturou em duas, ambas na Luz, diante de FC Porto e Braga], mas a série prolonga-se até às 37 rondas sempre a festejar golos, porque também o conseguiu nas 14 últimas rondas da época passada. Desde 3 de fevereiro de 2019, há mais de 13 meses, portanto, que os azuis e brancos não ficam em branco na prova. Na altura, saíram de Guimarães com um nulo. Tudo somado, são já 37 jogos seguidos a marcar, tendo sido igualado o segundo melhor registo da história do clube. Sérgio Conceição "imita" assim José Mourinho que entre final de 2001/02 e boa parte da época seguinte também conseguiu que o FC Porto marcasse sempre.
Após derrota do Liverpool, só o FC Porto nunca ficou em em branco, nas principais ligas
O recorde está a seis jornadas de ser igualado. Porém, é justo dizer que os 43 encontros entre março de 2010 e setembro de 2011 foram divididos por três épocas e outros tantos treinadores: Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas e Vítor Pereira. Quer isto dizer que se os portistas marcarem no sábado, na receção ao Rio Ave, o atual treinador passa a ser aquele que mais tempo manteve a equipa a faturar no campeonato. Já agora, acrescente-se que Villas-Boas foi o único a fazer o pleno numa época, com 30 jogos a marcar em 2010/11.
O Liverpool era a única equipa que se aproximava dos 37 jogos dos portistas, mas acabou por tombar, no sábado, ao fim de 34 partidas com eficácia na hora de disparar à baliza. Olhando para os restantes campeonatos europeus, não há qualquer outro emblema que chegue, sequer, perto. A Juventus de Cristiano Ronaldo tem, neste momento, o terceiro melhor registo, com "apenas" 22 jogos seguidos a faturar. Como curiosidade, diga-se que o Arsenal detém o recorde absoluto de jornadas a marcar: 55, entre 19 de maio de 2001 e 30 de novembro de 2002. Era Arsène Wenger o treinador e os gunners foram campeões.
11876521
Dragão celebra golos há 54 jogos
Se no campeonato, o FC Porto leva 37 jornadas a marcar, nos encontros no seu estádio, em todas as competições, a série já ultrapassou a meia centena. São 54 jogos seguidos e 130 golos. A última vez que a equipa ficou em branco na condição de visitada foi a 14 de fevereiro de 2018, quando perdeu 0-5 com o Liverpool nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Destes 54 jogos, a equipa de Conceição perdeu seis e empatou dois. Se as contas forem feitas apenas a jogos caseiros para o campeonato, o FC Porto leva 38 jornadas seguidas a faturar.