Derlei avalia avançados do FC Porto: "Têm de provar que são o melhor ataque da Liga"

Reprodução/ FC Porto
Ex-dragão Derlei incita os homens-golo do FC Porto a provarem que formam "o melhor ataque da Liga" e vinca que só Taremi "tem lugar cativo". Em exclusivo a O JOGO, o "Ninja" deixa as decisões nas mãos de Conceição, mas admite que a quantidade de avançados disponíveis pode abrir espaço a variações. Reforço Fran Navarro está aprovado.
O último sábado foi um dia em cheio para os avançados do FC Porto. Toni Martínez (2), Taremi e o reforço Fran Navarro picaram o ponto na goleada (4-0) aplicada ao Cardiff, já depois de, durante a manhã, Evanilson ter voltado à ação e aos remates certeiros no jogo-treino com o Imortal.
Sinais de pontaria afinada deixados por quem arca com a maior fatia de responsabilidade na hora de alvejar a baliza e que levam Derlei, especialista certificado do golo, a antever uma corrida feroz a cinco - também há Namaso - pelas duas vagas que, normalmente, Sérgio Conceição reserva para os dianteiros.
"Qualquer um pode ser titular. O Taremi e o Evanilson são, nesta altura, os mais cotados, o Toni Martínez vem logo depois. O Navarro tem veia goleadora comprovada, está a integrar-se bem e espero que possa dar continuidade ao que já mostrou. E há o Namaso, que pode dar coisas diferentes", começa por analisar o "Ninja", em conversa com O JOGO, lançando o repto ao quinteto. "Têm de provar em campo que o FC Porto tem o melhor ataque da Liga. O potencial para isso está lá", atira.
Os fortes argumentos de cada um dos cinco avançados não impedem, porém, que Derlei lance uma aposta, pelo menos para "a fase inicial da época." "A dupla que perspetivo é com o Taremi e o Evanilson, se estiver bem fisicamente. As características de ambos combinam, já se conhecem... Mas o Sérgio já mostrou que pode mudar. O mercado está aberto, pode sair alguém e chegou o Navarro. O Taremi, neste momento, é o único com lugar cativo na frente, mas até o Sérgio diz que poucos são aqueles que podem ser considerados titulares absolutos", ressalva o antigo camisola 11 dos dragões, que até admite uma variação no sistema para encaixar um terceiro homem-golo no onze. "O sistema habitual é de dois avançados, o que não significa que não haja espaço para outro. O Namaso movimenta-se muito bem fora da área, é perfeito para o 4x4x2, mas até chegou a jogar nas costas de dois atacantes mais abertos, no início da temporada passada", lembra o brasileiro, que também era conhecido por fazer estragos enquanto deambulava por várias zonas do setor ofensivo.
Sobre a mais recente adição ao ataque do FC Porto, Derlei espera ver Navarro dar sequência ao trabalho realizado nas últimas duas temporadas como jogador do Gil Vicente. "Já provou que tem qualidade suficiente para vestir a camisola do FC Porto", sublinha, apontando para a "prova dos nove." "No entanto, agora também vai jogar as provas europeias e os adeptos esperam que, aí, também possa mostrar talento goleador, como tem acontecido nos últimos dois anos e está a acontecer nesta pré-época. A mim, parece-me uma ótima contratação, com uma relação de custo-benefício maravilhosa para o clube", frisa o "Ninja" sobre o jogador que custou cerca de sete milhões de euros.
Os dados estão lançados e, a cerca de duas semanas da Supertaça, Conceição terá tempo para limar arestas e decidir qual será a composição do ataque contra o Benfica. A julgar pelo selo de aprovação de Derlei, ex-colega do treinador portista, há uma certeza: qualidade não falta.
Mercado para "baralhar" as contas
Um dos nomes do plantel do FC Porto que mais falatório tem gerado este verão é Taremi. O facto de entrar no último ano de contrato tem atraído atenções e Derlei admite que, até 31 de agosto, pode haver mudanças no lote de avançados dos dragões. "As sondagens são naturais, o Taremi está há alguns anos a fazer excelentes épocas. Há mais questões para lá do aspeto desportivo. O clube precisa de gerir a questão financeira e isso pode passar pela venda de ativos, para garantir receita e reinvestir", aponta o "Ninja".
DERLEI DIZ
Taremi
31 anos
"Olho para Taremi como um titular absoluto. Tanto está na área como aparece em zonas pouco normais para um atacante. É o grande diferenciador."
Evanilson
23 anos
"Já provou o valor que tem, mas as lesões atrapalharam-no na última temporada. O Sérgio conta com ele sempre que está bem fisicamente."
Toni Martínez
26 anos
"Com a equipa em posse, é o que mais se fixa na frente. É aquele jogador a que se chama matador puro, um jogador de área, forte fisicamente."
Fran Navarro
25 anos
"Vejo-o com um estilo parecido com o Evanilson. É mais jogador de área, mas também sai para trabalhar, se for preciso. Uma excelente opção."
Danny Namaso
22 anos
"Ficando Taremi, o Namaso pode ver o espaço encurtar, mas também beneficiar da concorrência reforçada. É o que mais se diferencia nas caraterísticas."

