Jogou com Gul no Hammarby e entende que ele pode coabitar com Samu. Internacional turco procura o primeiro golo desde setembro, mas vai tendo confiança de Anselmi no onze. “Vai acabar por conseguir adaptar-se", garante o ex-companheiro a O JOGO.
Corpo do artigo
Aposta de Anselmi para render Samu com o Casa Pia, Deniz Gul ouviu o treinador do FC Porto elogiar-lhe uma exibição que nem sequer teve o que mais faz vibrar os adeptos: o golo. O prémio foi a renovação da titularidade ante o Famalicão, um estatuto raro, apenas a sexta vez em 21 chamadas à ação. O internacional turco não marca desde setembro, mas faz vincar os seus créditos com disponibilidade e, particularmente, sem se deixar amarrar em territórios mais fixos. Contra os gansos, não se limitou a contribuir para um futebol mais associativo, abriu espaços que permitiram a penetração dos companheiros.
Marc Llinares, lateral espanhol dos polacos do Slask Wroclaw, sorveu de perto os progressos de Gul quando partilharam o balneário do Hammarby e sente que o investimento dos dragões, mesmo feito num jogador ainda pouco mediático e com expressão internacional reduzida, foi acertado. “É muito jovem, é verdade, mas tem grandes qualidades e um potencial maior. É muito potente e junta tremenda velocidade. Pode acrescentar muita verticalidade e tem a grande vantagem de poder jogar em qualquer uma das posições do ataque”, refere, em declarações a O JOGO, indo de encontro à ideia de Anselmi de que o turco poderá coabitar com Samu.
A adaptação de Gul não tem sido fácil, à boleia do impacto do principal concorrente, mas os atributos já fizeram disparar a gargantas dos adeptos com o Bodo/Glimt e o Arouca. “Foi um salto significativo, muito valioso para ele, e é sempre uma surpresa agradável que um clube tão importante venha por ti. Mas penso que ele pode responder isso com a sua personalidade. Vai acabar por conseguir adaptar-se”, garante Llinares, antecipando um estilo que o acomoda facilmente à equipa. “Ele é potente e vertical, emprega força... Acho que pode adaptar-se a vários padrões de jogo e, sendo tão jovem, tem tempo para descobrir qual o tipo de jogo perfeito para ele”, resume o espanhol, esperançado no sucesso e numa carreira próspera de Gul em Portugal. “É alguém divertido, soma bom ambiente no balneário e é um rapaz muito positivo, com muita vontade de crescer na sua carreira”, atesta. A pontaria de Gul será novamente testada com o Estrela.