Diretor desportivo do Hammarby diz que o clube não pretende vender o jovem avançado, nem outros nomes do plantel cobiçados no mercado
Corpo do artigo
Deniz Gul, avançado de 20 anos do Hammarby, da Suécia, é um dos alvos que o FC Porto tem referenciados para o ataque e já foi, inclusive, alvo de conversas preliminares entre os dois emblemas. Mikael Hjelmberg, diretor desportivo, falou ao portal Fotbollskanalen e assegurou que foram rejeitadas todas as ofertas feitas pelos avançados, incluindo Gul.
"O que posso dizer é que recusámos ofertas para todos os jogadores da nossa linha ofensiva. Foi escrito sobre Gul, Jusef Erabi e Bazoumana Touré que houve propostas. Na realidade não houve propostas concretas para os três. Surgiram ofertas e nós recusámos", disse.
"São três jovens jogadores que tiveram um desempenho muito bom. Existem muitos clubes que sabemos que estão interessados e a segui-los. A todos dissemos que não. Os três expressaram ambições de jogar em clubes maiores que o Hammarby. É completamente natural. Entendo que os jogadores têm sonhos, são jovens e bons e provavelmente não estarão no Hammarby a carreira toda. Tenho total respeito pelos jogadores que têm sonhos e ambições. Deniz é basicamente um nove, mas também possui qualidades que lhe permitem jogar noutras posições. Jusef é mais um nove puro. Precisamos disso. Faltam onze jogos para o final da Allsvenskan [campeonato da Suécia]. Precisamos de valorizar isso. Estamos em segundo lugar e isso significa que estamos numa posição muito favorável para atingir o nosso objetivo. É claro que temos que levar isso em consideração ao tomar decisões sobre os jogadores", concluiu.
O jornal Sportbladet escreveu que os dragões apresentaram uma oferta pelo internacional sub-21 da Suécia que chegaria aos 5,2 M€, já com bónus por objetivos incluídos. Porém, ao que O JOGO apurou e como informou em tempo oportuno, esse é, sim, o valor pedido pelo Hammarby pelo passe de um jogador que está avaliado em apenas dois milhões. O interesse do FC Porto é real, mas a SAD liderada por Villas-Boas tenta negociar por uma verba mais baixa. Deniz é visto como uma aposta de futuro e não necessariamente como o substituto de Evanilson no plantel azul e branco.
Em 17 partidas pelo atual segundo classificado do campeonato sueco, Gul, que tem dupla nacionalidade (também é turco), apontou três golos e duas assistências. O ponta-de-lança é internacional jovem pela Suécia, tendo já realizado cinco partidas entre as seleções sub-19 e sub-21. Nas últimas duas, em junho, marcou às congéneres de Inglaterra e da Croácia.