O selecionador nacional decidiu não convocar qualquer jogador leonino para o Campeonato do Mundo de 2022, que arranca a 20 de novembro.
Corpo do artigo
Pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico da Seleção Nacional, em 2016, Fernando Santos decidiu não convocar nenhum jogador do Sporting para um grande torneio internacional.
O selecionador nacional não chamou nenhum jogador leonino para o Mundial de 2022, ao passo que o Benfica e o FC Porto contam ambos com três jogadores eleitos: António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos nas águias; Diogo Costa, Pepe e Otávio nos dragões.
O clube, um dos três "grandes" e historicamente um "fornecedor" da equipa das "quinas", nunca ficou de fora das presenças em fases finais, começando com oito jogadores chamados à estreia, no Mundial1966, na qual os "magriços" conseguiram o terceiro lugar.
Em campeonatos do mundo, o número mais baixo de atletas verdes e brancos na formação lusa remonta a 2006, quando o guarda-redes Ricardo e o defesa Marco Caneira foram os únicos chamados por Luiz Felipe Scolari.
Ainda assim, o valor mais próximo da ausência completa tinha sido a participação de Jordão no Euro'1984, dois anos antes de quatro sportinguistas no Mundial'1986: Damas, Morato, António Sousa e Jaime Pacheco.
No Mundial'2002, sete jogadores do então recém-consagrado campeão nacional Sporting representaram novo ponto alto, antes de o novo século trazer renovada internacionalização do futebol português, com jogadores de clubes internacionais a representarem cada vez mais o grosso das convocatórias.
No Euro2020, adiado para 2021, foram três os leões presentes, depois do título nacional, no caso Nuno Mendes, João Palhinha e Pedro Gonçalves - os dois primeiros jogam agora no estrangeiro, o terceiro é um dos grandes ausentes da lista.
Rui Patrício (Roma), William Carvalho (Bétis), Bruno Fernandes (Manchester United) e Gelson Martins (Mónaco), todos entretanto transferidos, tinham sido os últimos atletas do Sporting num Mundial, na Rússia, em 2018.
Alargando a análise para lá de fases finais de mundiais e europeus, o cenário mantém-se, uma vez que o Sporting sempre teve futebolistas chamados para outras provas seniores internacionais.
Na única participação na Taça das Confederações, em 2017, estiveram presentes quatro leões, e na fase final da Liga das Nações de 2019, Bruno Fernandes representou os verdes e brancos na vitoriosa campanha lusa.
De resto, o Braga é o outro emblema português representado nas escolhas de Fernando Santos, que chamou Ricardo Horta.
O Campeonato do Mundo realiza-se no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Portugal está integrado no grupo H, juntamente com Uruguai, Gana e Coreia do Sul, de Paulo Bento, tendo estreia marcada na competição para 24 de novembro, diante dos ganeses, no Estádio 974, em Doha.
15338086
15338157