Com a transferência para Portugal, onde encontrou um clima diferente do que estava habituado na Bélgica, o central mudou hábitos alimentares para superar dificuldades de adaptação
Corpo do artigo
Após pouco mais de um ano em Lisboa, Debast sente-se completamente adaptado ao nosso país e ao Sporting, mas admitiu, na entrevista ao “Humo”, que teve de mudar alguns hábitos para combater um clima e um futebol diferente daqueles a que estava acostumado na Bélgica.
“O calor às vezes dificulta. Lutei contra isso há alguns meses. Graças aos truques da nossa nutricionista, aprendi a ultrapassar o problema bebendo bastante, especialmente bebidas energéticas. Também estou a comer de forma diferente e a consumir bastante sal antes dos jogos”, revelou o internacional belga de 21 anos, comentando, ainda, as diferenças nos campeonatos, considerando os jogadores da Liga portuguesa mais “astutos”.
“Aqui o jogo é um pouco mais rápido e agressivo. Os árbitros deixam jogar mais como eu gosto, pois acho que dá mais entusiasmo ao jogo. Os jogadores também são mais astutos, especialmente no aspeto verbal. No início, nem percebia o que eles diziam. Agora que é que começo a entender e tenho de admitir que adoro. O futebol em Portugal é movido pela emoção. Depois também há uma diferença tática. Na Bélgica podemos confiar nas nossas qualidades, enquanto aqui precisamos de adaptar-nos constantemente. Às vezes, o adversário joga com seis defesas e aí temos que forçar muito para marcar e isso exige flexibilidade tática”, completou.