Defesa belga falou ao jornal “Humo” sobre a sua primeira época nos leões, e deixou claro em que posição espera jogar esta temporada
Corpo do artigo
Zeno Debast chegou na época passada ao Sporting proveniente do Anderlecht e a temporada de estreia mostrou a polivalência do internacional belga que chegou para ser opção na defesa e acabou a jogar no meio-campo. Numa entrevista ao jornal “Humo”, o jogador de 21 anos abordou essa e outras questões e fez questão de deixar um esclarecimento sobre onde espera ser utilizado na nova época.
“Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting. Segundo o técnico [Rui Borges], tinha as qualidades para isso e a equipa precisava de mim lá. Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada. Para a satisfação de todos fomos campeões e conquistámos a Taça de Portugal”, começou por dizer, assegurando que isso não lhe causou incómodo. “Por que deveria estar dececionado? Estava feliz a jogar.”
Ainda assim, Debast assume que é como defesa que espera jogar, não só nos leões como nos Diabos Vermelhos, e que esse é também a ideia do seu clube. “Na seleção da Bélgica entrou um novo selecionador, Rudi Garcia, que me perguntou a posição onde mais gostava de jogar e expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que me sinto à vontade a defesa-central. O Sporting já esclareceu que sou um defesa-central”, revelou o futebolista que, em 2025/26, ainda só jogou como central pelos verdes e brancos, entrando duas vezes a partir do banco e sendo titular nas três últimas jornadas.