Debast: "Em Portugal há uma grande diferença entre os grandes e os pequenos clubes"
Debast não desiste de ser titular na seleção da Bélgica apesar da pouca utilização no Sporting neste início de temporada
Corpo do artigo
Zeno Debast esteve esta manhã de quarta-feira na conferência de imprensa da seleção da Bélgica, que sexta-feira defronta Israel na Liga A da Liga das Nações.
O defesa-central que no verão trocou o Anderlecht pelo Sporting, foi questionado sobre o presente no clube leonino. "Tudo está a correr bem. É um clube maravilhoso com uma grande história e uma cidade incrível. Estou a adaptar-me bem. Precisei de me habituar ao calor durante os treinos matinais nas primeiras semanas. As partidas são à noite, mas durante o dia faz mais calor do que na Bélgica. Felizmente, temos uma boa nutricionista, que me ajudou muito.", afirmou.
Chamado a comparar o futebol português com o campeonato belga, Debast destacou algumas diferenças: "Não é totalmente diferente. Talvez um pouco mais rápido e treinamos um pouco mais o aspeto tático", explicou.
"Por outro lado, em Portugal, há uma grande diferença entre os grandes e os pequenos clubes. Em Lisboa, jogamos num estádio para 50 mil pessoas, mas na semana seguinte, podemos jogar em Madeira, que tem um estádio com apenas cinco mil lugares."
O defesa comentou ainda o impacto do final da carreira internacional de Jan Vertonghen, antigo defesa do Benfica e ainda hoje visto como um dos ícones da seleção belga. "Ele vai fazer falta. É um exemplo para todos", disse.
Sobre a oportunidade criada pela saída de Vertonghen da seleção, Debast mostra-se cauteloso: "Há muitas opções para o centro da defesa. Será o treinador a decidir, já que todos queremos jogar. Mesmo que eu não esteja a jogar muito neste início da temporada, sinto que estou pronto. Mas há muito talento na seleção, será preciso lutar muito por um lugar", concluiu.