Tem elevado os níveis de trabalho para estar à disposição no arranque oficial. Central contratado esta temporada ao Anderlecht deve jogar hoje, contra o Athletic Bilbau, às 19h30, para continuar a ganhar rotinas e estar preparado para o combate da Supertaça, frente ao FC Porto.
Corpo do artigo
Face aos atuais condicionalismos, duplo constrangimento de St. Juste (lesão e castigo) e impedimento de Matheus Reis, também suspenso por um jogo, e saída para o Nacional de Montevideu de Sebastián Coates, Rúben Amorim acelera a integração de Zeno Debast, defesa-central contratado esta temporada ao Anderlecht (custou 15,5 milhões de euros), para o embate contra o FC Porto, no dia 3 de agosto, para a Supertaça - primeira partida oficial da temporada.
O internacional belga juntou-se mais tarde ao plantel porque esteve no Euro’2024 ao serviço da sua seleção, mas nos últimos dias acelerou processos, até ao nível do treino, para estar mais perto da forma ideal quando os leões iniciarem oficialmente a temporada. Isto não quer dizer que Debast seja titular diante dos portistas, mas Amorim pretende que o jogador esteja em condições de ajudar a equipa se necessitar de recorrer aos seus serviços nessa altura. Para essa partida, os leões têm Diomande, que recebeu anteontem a boa notícia de que vai cumprir castigo hoje contra o Athletic Bilbau, ficando livre para a Supertaça, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e, num patamar mais abaixo, João Muniz.
Debast estreou-se pelo Sporting num jogo à porta fechada durante o estágio no Algarve (triunfo sobre o Farense por 3-0 com três golos de Gyokeres) e, desde essa altura, tem intensificado os treinos para estar em boas condições no arranque oficial da temporada. Esta noite, às 19h30, os leões defrontam o Athletic Bilbau, no Troféu Cinco Violinos, jogo que marca a apresentação da equipa aos adeptos. E Debast também deverá fazer parte das opções de Rúben Amorim para o desafio.
O nível dos adversários nesta fase da época vai subindo de patamar e, depois do Sevilha, os leões vão medir forças com uma das melhores equipas da La Liga.
Além da apresentação da equipa aos sócios, com destaque natural para os reforços, também Sebastián Coates irá despedir-se do Sporting, rumando ao Nacional Montevideu. Recorde-se que o internacional uruguaio protagonizou uma das maiores surpresas deste defeso, deixando o clube onde esteve nove temporadas.
Maior desejo dos adeptos é ver Ioannidis entrar em Alvalade
O Sporting tem resistido a tudo para tentar contratar Ioannidis, o rosto mais desejado em Alvalade, o jogador que os adeptos gostariam de ver anunciado esta noite durante a apresentação oficial da equipa. Perseverantes, Frederico Varandas e Hugo Viana tentam oferecer a Rúben Amorim o mais rapidamente possível o ponta-de-lança. As negociações estão em curso, os leões já ultrapassaram a fasquia dos 20 milhões de euros e até estão recetivos a deixar uma percentagem do passe nas mãos do Panathinaikos. As pressões da concorrência parecem não afetar os dirigentes leoninos, que estão mesmo convencidos de que o grego acabará por chegar a Alvalade.
À procura de mais um troféu
Os adeptos do Sporting vão assistir esta noite à 12.ª edição do Troféu Cinco Violinos (2020 foi cancelado por causa da pandemia), oito ganhas pelos leões, a última frente ao Villarreal (3-0), com golos de Edwards, Pedro Gonçalves (na foto) e Paulinho. Este torneio, que nasceu em 2012, homenageia uma linha avançada do Sporting, que atuou entre 1946 e 1949 e em conjunto marcou mais de 800 golos.