Julgamento do criador do Football Leaks arranca esta sexta-feira, em Lisboa.
Corpo do artigo
Rui Pinto arrolou 45 testemunhas de defesa para o julgamento que se inicia esta sexta-feira.
Entre elas estão Jorge Jesus, atual treinador do Benfica, e Bruno de Carvalho, presidente da Sporting, SAD à época do ataque informático do qual o criador do Football Leaks é acusado. Nélio Lucas, representante da empresa de intermediação Doyen, é outra das personalidades ligadas ao mundo do futebol chamadas por Rui Pinto.
Nesta lista também merece destaque a presença de Edward Snowden, o famoso "whistleblower" (denunciante) responsável pela fuga de informação da National Security Agency (NSA) relativa a utilização abusiva de dados pessoais de cidadãos norte-americanos.
Este, considerado um traidor no seu país-natal, está exilado na Rússia e, se for o caso, testemunhará apenas por videoconferência. O jornalista e ativista angolano Rafael Marques, o diretor da Polícia Judiciária Luís Neves e a ex-eurodeputada Ana Gomes, que já saiu inúmeras vezes em defesa do arguido e que será a primeira a prestar declarações perante o coletivo de juízes liderado por Margarida Alves, também estão na lista das testemunhas de um processo que se antevê longo.