De saída do Benfica, Grimaldo vai deixando a marca de livre e não tem rival na Europa
Nas seis maiores ligas, nenhum jogador chega perto dos quatro golos de falta direta apontados pelo espanhol. Defesa que apenas é superado, nas águias, por Simão Sabrosa, fez algo que durante duas décadas ninguém conseguira pelo Benfica. Quatro golos de livre numa época, só Van Hooijdonk, em 2000/2001.
Corpo do artigo
O Benfica começou bem cedo a construir a vitória em Paços de Ferreira, com Grimaldo a puxar da sua maior arma e a fuzilar as redes de Marafona na conversão de um livre direto logo aos 9", apontando desta forma, com um remate que lhe é característico, o seu quinto golo da época e o quarto neste tipo de lances (marcou também a Chaves, Maccabi Haifa e Varzim).
Ora, olhando às seis maiores ligas do ranking da UEFA - Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal -, não há registo de qualquer outro jogador que tenha festejado mais golos de livre direto do que o espanhol dos encarnados.
Aliás, e segundo os dados recolhidos pelo diário "As" a lista de perseguidores é extensa, mas todos têm no currículo da temporada apenas... dois golos de livre, contra os atrás referidos quatro de Grimaldo. Entre eles, a título de curiosidade, está Kamada, médio do Eintracht que termina contrato e está nos planos do Benfica por ficar livre no fim da época, a exemplo do canhoto encarnado. Outro é Vlahovic, ponta de lança da Juventus, que defrontou o Benfica na Champions e, em dois, jogos, não faturou em nenhum.
Olhando para a realidade mais próxima, o registo de Grimaldo merece também destaque. Desde que se estreou pelo Benfica, em fevereiro de 2016, ninguém fez mais golos de livre direto por temporada, sendo igualado por João Novais, Bruno Fernandes e Iuri Medeiros. Num zoom para o Benfica, o lateral soma nove golos nestes lances, tendo igualado Cardozo, e só Simão Sabrosa, neste século, está distante (16 golos). Porém, há mais de 20 anos que um jogador do clube da Luz não marcava quatro ou mais golos de livre numa época. O último foi Van Hooijdonk, em 2000/01, com seis tiros. Simão fez quatro, em 2002/03.
SAD não conta com a renovação
Roger Schmidt ainda acredita que Grimaldo renove o contrato que o liga ao Benfica apenas até final da época, mas no seio da SAD encarnada a expectativa é quase nula quanto à concretização de um entendimento que segure o jogador de 27 anos. Vários são os clubes com algum (ou muito) poder económico, que estão dispostos a corresponder às elevadas exigências que o jogador apresenta e que os responsáveis encarnados não entendem ser compatíveis com a realidade orçamental do clube da Luz. Daí que, internamente, se aponte já a necessidade de avançar para o reforço da posição na próxima época.