Clube algarvio vai disputar a I Liga pela primeira vez em 18 anos.
Corpo do artigo
O Farense está de regresso ao principal escalão do futebol nacional, 18 anos depois da última participação, e, esta terça-feira, anunciou que estabeleceu uma parceria com um dos maiores clubes de França: o Lyon.
"O Sporting Clube Farense e o Olympique Lyonnais firmaram um acordo de parceria que visa a criação de sinergias de enorme amplitude nas mais diversas áreas de ação. Uma aproximação orgânica entre duas instituições históricas que se reconhecem em ambição e metodologias e que supera a mera implicação desportiva. As sinergias são de facto o mais fundamental pilar deste acordo, que ganha sentido tanto pela grande comunidade lusófona presente na cidade de Lyon - a segunda maior em França -, como pelo próprio símbolo dos emblemas e que consagra o espírito de ambas instituições: o leão", pode ler-se no comunicado dos algarvios, que garantem que o acordo não prevê "nenhum compromisso obrigacionista, pelo que não constitui nenhuma das partes como clube satélite da outra".
"No fundo, estabelece-se uma ponte de ligação que estreita os canais de comunicação entre instituições, promovendo uma melhor articulação e abrangendo as áreas da formação, futebol sénior, modalidades, treino, marketing, comercial e todas aquelas entendidas por convenientes. Este acordo está inserido na estratégia de ampliação da rede de sinergias para os continentes europeu, africano e sul-americano", acrescenta o Farense.
O Lyon, recorde-se, terminou a edição 2019/20 da Liga francesa na sétima posição, fora dos lugares europeus. O campeonato foi dado por terminado antecipadamente, devido às limitações impostas pelo Governo francês no que à pandemia de covid-19 diz respeito.