De Jota Silva a St. Juste e Nuno Santos: a antevisão de Rui Borges ao Famalicão-Sporting
Treinador leonino antevê, a partir das 12h30, o duelo em Famalicão, agendado para as 20h30 de sábado e a contar para a quinta jornada da I Liga
Corpo do artigo
Famalicão: "Sem dúvida que será um grande jogo, contra uma boa equipa, que entrou muito bem no campeonato, ainda não sofreu golos, muito competitiva, muito agressiva nos duelos, recorre muito às faltas, o que demonstra bem a competitividade da equipa. Em 2025 ainda não perdeu em casa, 10 jogos sem perder. Demonstra bem a qualidade deles e o que nos espera, são sempre uma equipa muito difícil de frontar em casa deles. Jogo muito difícil perante bom adversário. Queremos dar boa resposta, independentemente de um resultado menos positivo na última jornada. É um jogo muito difícil, mas também queremos dar uma boa resposta, queremos voltar às vitórias e continuar ai nosso caminho e mostrar a qualidade que temos tido."
Transferência de Jota Silva: "O melhor do mercado foi conseguir mantermos toda a gente da base e perder apenas uma referência e manter o resto da equipa, que foi muito importante para a conquista do bicampeonato. Foi um grande mérito de todos, de conseguir manter a base quase total. Em relação ao Jota, desde o final da época tínhamos identificado o que queríamos, Estava bem claro de que forma queríamos o Jota e a estrutura fez o máximo que podia. Era um jogador que gostava muito, mas que a estrutura assim também o identificava. Não fugindo a outros nomes de que se falou, que poderíamos ter como solução mas que eram mais difíceis, e que não implicava a vinda do Jota da mesma forma. Infelizmente há duas partes, eram Sporting e Nottingham e infelizmente não o conseguimos. Fiquei triste, mas pelo atleta em causa, que é alguém que gosto muito e que acredito que nos ia ajudar. Tentámos tudo. Não há lacuna, o mais forte do mercado do Sporting era manter base. Não está, paciência. Temos outras soluções."
Situação de St. Juste: "O presidente disse tudo. Era algo que também tínhamos identificado desde cedo o que era para nós em termos técnicos, do que seria a próxima época e por tudo o que englobava. Partiria num quinto lugar na posição, e por tudo o que era o St. Juste para o grupo e clube, passava pela saída dele. O presidente falou e identifico-me, estava desde o final da época falado entre a estrutura e equipa técnica. Tudo na mesma sintonia. Se pode regressar à equipa principal? Neste momento, o plantel é o que está a trabalhar connosco."
De quem foi a decisão de incluir St. Juste na equipa B: "Foi uma decisão no seu todo e tudo o que é decisões de Sporting, passa por toda a gente. O ambiente está bom e preocupado com o jogo de amanhã."
Se Quenda e Vagiannidis podem ser titulares: "Trouxeram qualidade ao grupo. Eles estão preparados para jogar, sou eu o culpado, que só posso meter onze e custa-me muito. É sempre diferente começar um jogo ou entrar mais tarde. Tem tudo uma estratégia de jogo, são dois grandes jogadores, à espera da oportunidade de jogar de início e vão tê-la. Todos eles vão ter essas oportunidades e espero que correspondam quando tiverem essa oportunidade."
Lesionados: "Diomande e Morita estão fora do jogo. O Maxi está em dúvida, treinou hoje. É uma decisão que tomaremos amanhã."
Se sente que os candidatos ao título se reforçaram melhor: "Todos de igual forma melhoraram no coletivo, tanto nós, como o FC Porto e o Benfica. O nosso mérito foi manter a estrutura da época passada e isso era o nosso maior desejo. Todas as equipas do campeonato português se tornaram mais competitivas, têm mais soluções e tornaram o coletivo mais forte, além de praticarem um bom futebol. As equipas acrescentaram mais qualidades e foram mais rigorosas nas escolhas e isso só melhora o nosso futebol."
Se acha que a equipa precisa de um extremo: "Foi uma grande aquisição para nós e é um jogador que nos vai dar muitas soluções, Feliz por poder contar com ele no nosso plantel e acredito que vai acrescentar muita qualidade. Extremos? Tenho muitos. Maxi e Mangas podem jogar como extremo. No ano passado não tinha soluções e fui campeão com jogadores da equipa B. Há muitos miúdos que podem dar resposta. Contento-me com o plantel que tenho, gostava de poder ter contado com o Jota, não deu, as outras soluções eram difíceis, tentámos ir à luta e não lamentamos nada."
Regresso do Nuno Santos: "Tenho muita pena de não contar com ele, apesar de ser um ranhoso e de me ir chatear, de certeza absoluta, mas é um ranhoso positivo. Queria muito contar com ele, mas é uma lesão em que temos de ver o dia a dia. Temos de ter paciência, ele tem sido um guerreiro autêntico, é preciso muita resiliência para ultrapassar isto, é uma grande inspiração para nós."
Se se pode voltar a ver o melhor Sporting após derrota: "A exibição tem sido boa, com o FC Porto pode não ter sido tão boa mas não foi má. Queremos dar resposta, queremos é jogar, ganhar, independentemente do adversário. Vejo a equipa muito focada e ambiciosa. A camaradagem dele e a união são muito boas e a ambição deles em serem campeões é desmedida."