De Inácio a Inácio: a cronologia dos diretores de futebol na era Bruno de Carvalho
Com o regresso de Augusto Inácio o Sporting confirma uma volta de 360ª graus no projeto inicial para o futebol.
Corpo do artigo
Augusto Inácio: 2013-2015
Apoiante de Bruno de Carvalho desde as eleições de 2011, foi o primeiro diretor desportivo assim que Bruno venceu as eleições em março de 2013. Na altura estava a treinar o Moreirense, pelo que só assumiu o cargo no final da época, a 20 de maio, chegando a tempo de apresentar Leonardo Jardim como treinador dos leões e fazer contratações de jogadores, como Jefferson, Maurício ou Slimani, entre outros.
Sempre com ligação direta ao futebol leonino, este também, um ano depois, na conferência de imprensa em que foi anunciada a saída de Leonardo Jardim para, apenas um dia depois, apresentar, com Bruno de Carvalho, Marco Silva como novo treinador do Sporting.
O reinado de Inácio à frente do futebol do Sporting acabou com a chegada de Jesus, no verão de 2015. Os dois treinadores não se davam e o novo técnico dos leões, que substituiu Marco Silva, exigiu que fosse Octávio Machado o novo diretor do futebol. Augusto Inácio ficou com o cargo de responsável pelas Relações Internacionais.
Octávio Machado: 2015-2017
Quando chegou ao Sporting Jorge Jesus exigiu que fosse o amigo de longa data, Octávio Machado, o novo homem forte do futebol. O "palmelão", que já estava afastado das lides futebolísticas, aceitou regressar aos leões para trabalhar com o amigo e assumiu a pasta do futebol.
A passagem por Alvalade foi conturbada e acabou mal. Em fevereiro de 2016, aquando da visita do Sporting à Madeira, Octávio foi internado no Hospital do Funchal, com suspeitas de um AVC. Esteve uns dias internados, mas recuperou completamente e regressou ao trabalho até junho de 2017, altura em que pediu a demissão do cargo, em conflito com Bruno de Carvalho.
André Geraldes: 2017-2018
Com a saída de Octávio, André Geraldes, que era diretor do Gabinete de Apoio do Sporting, assumiu a pasta do futebol, ainda que sem o cargo oficial de Diretor. Passou a Team Manager, sendo o elo de ligação entre Jorge Jesus e o presidente, acompanhando a equipa de perto.
Geraldes manteve-se no cargo até rebentar o caso "Cashball", em que é suspeito de estar envolvido num esquema de corrupção. Está suspenso de funções, por ordem judicial, mas o Sporting já avisou que vai retomar o cargo assim que possa.
Augusto Inácio: 2018
Três anos depois de ter saído, regressa ao Sporting e ao cargo que ocupou inicialmente