De herói no Sporting a possível solução em Espanha: Porro na mira de Luis Enrique
Exibições do lateral têm entusiasmado o selecionador da Espanha, que pondera convocá-lo.
Corpo do artigo
Autor do golo que selou a conquista da terceira Taça da Liga do historial do Sporting, Pedro Porro deu sequência às boas exibições com a camisola dos leões e o seu momento de forma, inquestionavelmente o melhor da carreira, não tem passado despercebido no país vizinho.
13269283
De acordo com o que O JOGO apurou, o lateral do Sporting está na mira do selecionador Luis Enrique, que o tem observado atentamente com vista a uma convocatória para a seleção principal da Espanha. O "namoro" iniciou-se com as boas atuações de Porro pelos sub-21, onde soma sete internacionalizações, e as indicações positivas que este deixou na estrutura técnica da Roja têm-se confirmado na forma como se impôs com o leão ao peito.
Numa altura convidativa para testes com vista ao grupo ideal para levar ao próximo Europeu, Luis Enrique está inclinado em dar uma oportunidade ao lateral leonino num contexto de escassez de soluções para a posição. Na última convocatória, Bellerín (Arsenal) e Sergi Roberto (Barcelona) foram os eleitos para o lado direito da defesa, mas o último é várias vezes deslocado para o miolo. Navas (Sevilha) e Carvajal (Real Madrid) são outras soluções, mas a idade do primeiro (35 anos) e a onda de lesões que tem fustigado o segundo convidam a um coelho saído da cartola que pode vir de Alvalade.
Habitual aposta nos sub-21, onde deixou boas indicações à estrutura técnica da Roja, o jogador cedido pelo City aos leões está a viver o ano da sua "explosão" e pode entrar na corrida por um lugar no Europeu
Outro dos pontos a favor do jogador de 21 anos está no processo de renovação levado a cabo por Luis Enrique, que tem dado espaço e, sobretudo, minutos a uma nova geração de talentos espanhóis como Pau Torres, Cucurella, Eric García, Ferrán Torres, Dani Olmo ou Ansu Fati, entre outros.
Desde Insúa que não se via nada assim em Alvalade
Conhecido pela propensão ofensiva demonstrada nas passagens por Girona e Valladolid, Porro encaixou como uma luva no 3x4x3 de Rúben Amorim e ganhou liberdade para mostrar uma faceta de "matador" até então desconhecida. Com o golo marcado ao Braga, o camisola 24 do Sporting chegou aos três em 2020/2021, registo que contrasta com um único remate certeiro na carreira antes da chegada a Alvalade.
O poder de fogo de Porro, que precisou de 21 jogos para chegar aos três golos, não se via num lateral leonino desde 2011/2012, quando Emiliano Insúa necessitou de apenas dez jogos para chegar a tal marca (ver quadro ao lado). O atual jogador dos Los Angeles Galaxy também está no ponto de mira do espanhol por ser o lateral com mais golos marcados numa só época no presente século: terminou a época com seis remates certeiros. Com mais de meia temporada pela frente, Porro tem tempo para deixar o argentino no álbum de recordações.