De "cabeça limpa": Sérgio Oliveira resolve dilema no onze do FC Porto para o clássico
Gorada a hipótese de sair, Oliveira apresenta-se de "cabeça limpa", beneficiando do trabalho feito no Olival na paragem para as seleções. Grujic também espreita a estreia, mas Bruno Costa parece seguro
Corpo do artigo
Uribe vai chegar "em cima da hora" do clássico e desgastado depois de três jogos pela Colômbia e viagens intercontinentais, devendo perder o lugar que tem sido seu no meio-campo ao lado de Bruno Costa.
Conceição prepara-se para uma mudança no miolo. Uribe chega em cima da hora e desgastado, abrindo as portas ao internacional português
Sérgio Conceição prepara-se para fazer pelo menos uma mudança no setor intermediário no clássico com o Sporting, abrindo as portas da titularidade a Sérgio Oliveira. Ao contrário do habitual, o internacional português não foi chamado por Fernando Santos e beneficiou disso para trabalhar duas semanas no Olival ao lado de Bruno Costa, mas também de Grujic, que poderá ser outra novidade na equipa. Mas já lá vamos.
Sérgio Oliveira tinha a expectativa de sair no mercado de verão, mas acabou por não chegar à SAD uma proposta suficientemente tentadora e o médio fica, pelo menos até janeiro. Essa indefinição até ao último dia do defeso acabou por influenciar o seu rendimento diário, o que levou Conceição a dar-lhe apenas 71 minutos em dois dos quatro jogos oficiais. Uribe e Bruno Costa formaram a dupla mais usada, contudo dificilmente será repetida em Alvalade por causa do desgaste do colombiano. E convém não esquecer que a Liga dos Campeões está à porta e a utilização de início de Uribe neste clássico poderá ter efeitos negativos a curto prazo na sua condição física.
Só em Portugal, Sérgio Oliveira já disputou 17 clássicos, nove contra o Sporting e oito frente ao Benfica. Na época passada foi titular em cinco e só falhou o da Taça da Liga (Sporting) por estar com covid-19
Com o mercado fechado e a "cabeça limpa", Sérgio Oliveira tem, por isso, tudo para recuperar o estatuto de titular no primeiro jogo grande do campeonato. A experiência - já disputou 17 clássicos em Portugal - e as rotinas que tem de equipa são trunfos que Conceição deve aproveitar. Sem esquecer que nos últimos tempos era o marcador de grandes penalidades e de quase todas as bolas paradas.
Voltando a Grujic, o sérvio já está em condições de ser chamado para o clássico, mas o facto de ainda não ter competido esta época coloca-o num patamar mais abaixo em relação aos companheiros pelo que Bruno Costa deverá manter-se, por enquanto, na equipa.
Ainda sem golos frente aos leões
Sérgio Oliveira já defrontou o Sporting nove vezes pelo FC Porto, mais quatro ao serviço do Paços de Ferreira e outra pelo Beira-Mar, mas ainda não conseguiu marcar. Só há mais quatro equipas atualmente no escalão principal que estão na mesma situação: Belenenses, Estoril, Marítimo e... Vizela, clube que nunca defrontou. Curiosamente, o Benfica é uma das suas vítimas preferidas com três golos marcados. Frente ao Sporting, Sérgio está em branco, mas foi expulso uma vez pelo Paços. Tem três vitórias, seis empates e cinco derrotas no histórico com o emblema de Alvalade.