Todos os avançados do FC Porto já marcaram na presente temporada. Zé Luís, Marega, Soares, Fábio Silva e Aboubakar somam 21 golos, mais de metade do pecúlio da equipa.
Corpo do artigo
Aboubakar foi o último avançado do FC Porto a marcar na presente temporada e permitiu o pleno aos atacantes portistas. Com os dois golos do internacional camaronês na partida com o Young Boys, na Suíça, todos os avançados dos dragões já marcaram esta época. Zé Luís, Marega, Soares e Fábio Silva tinham sido os primeiros a marcar e viram agora o companheiro do ataque completar o puzzle.
Um feito único no campeonato português, tendo em conta que, das 18 equipas que militam na I Liga, nenhuma teve tantos homens de área a marcar. O Benfica e o Braga também têm golos de todos os atacantes do plantel, mas nos encarnados são só três e os arsenalistas quatro.
Com os golos de Aboubakar na Suíça, todos os avançados dos dragões já faturaram em 2019/20. Nenhuma outra equipa das que competem na I Liga teve tantos atacantes a faturar nem os supera no número
Mais: este quinteto soma 21 golos em todas as competições (52,5% dos 40 que a equipa totaliza) e supera a concorrência. No grupo de perseguidores está o Braga com os golos de Paulinho (10), Wilson Eduardo (7), Rui Fonte (1) e Hassan (1). O Benfica fecha o pódio com 18 remates certeiros, sendo 12 deles de Carlos Vinícius, que ontem marcou mais três, Seferovic (4) e Raúl de Tomás (2). No fundo da tabela surge o Boavista, que viu apenas Yusupha marcar e por uma única vez.
Curiosamente, a época até nem começou de feição para os avançados do FC Porto, que ficaram em branco nos jogos com o Krasnodar, na primeira mão da pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, e com o Gil Vicente, na jornada inaugural da Liga. À terceira foi de vez e, na receção à equipa russa, Zé Luís apontou o primeiro dos 21 golos descritos. Foi o primeiro dos quatro seguidos que o internacional cabo-verdiano marcou em apenas dois jogos.
11572277
Seguiu-se Marega, que bisou contra o V. Guimarães, e pediu desculpa pela desfeita que fez à antiga equipa. Os avançados do FC Porto estavam com a veia goleadora e Soares não ficou atrás. Bisou em casa com o Young Boys e permitiu um triunfo que poderá ser muito importante nas contas da Liga Europa.
O 13 não foi de azar para Fábio Silva. Ao 13º jogo em todas as competições na presente temporada, o avançado que bate recorde atrás de recorde marcou ao Coimbrões, na Taça de Portugal. Foi o primeiro dos três golos que o jovem atacante já marcou pela equipa principal do FC Porto.
Curiosamente, depois do golo de Fábio Silva ao Famalicão, os avançados iniciaram uma verdadeira travessia no deserto. O jejum manteve-se nos jogos com o Marítimo, Aves, Rangers e Boavista, mas com o V. Setúbal, na Taça de Portugal, Fábio Silva e Marega voltaram a rematar com êxito. Faltava Aboubakar para completar o pleno. Fê-lo a dobrar.