Reforço portista estava sem competir a nível oficial há quase três meses. Cumpridos os dois jogos de suspensão, a contratação mais cara de sempre entre clubes nacionais, foi aos bês fazer 90 minutos.
Corpo do artigo
David Carmo deu um passo atrás para dar dois à frente, tendo em vista a deslocação a Vizela, onde deve embalar ao lado de Pepe tendo em vista o clássico com o Sporting.
Conceição pôs o central a rodar na equipa B para recuperar ritmo competitivo já a pensar no Sporting.
Sem competir a nível oficial desde 15 de maio - praticamente três meses - o central conversou com Sérgio Conceição no passado sábado e, por sugestão do treinador, ficou acordado que iria jogar pela equipa B do FC Porto no dia seguinte de forma a ganhar algum ritmo em contexto competitivo.
Cumpridos os dois jogos de castigo [com o Tondela e o Marítimo] que apanhou ao serviço do Braga, David Carmo ficou livre para jogar e foi decidido não esperar mais, "descendo" momentaneamente aos bês. Desta forma, o central começou a preparar o caminho para a estreia pela equipa principal, que pode acontecer já na visita a Vizela.
A decisão será sempre de Sérgio Conceição - que tem dado a titularidade ao lado de Pepe a Marcano -, mas a entrada da contratação mais cara de sempre entre clubes nacionais será uma questão de tempo. Com o clássico com o Sporting à porta, é possível que Carmo, pedido do treinador para colmatar a vaga de Mbemba, comece a ganhar rotinas ao lado do internacional português.
99 jogos - A partida com o Covilhã, no domingo, deixou David Carmo à porta da centena enquanto profissional.
Esta experiência de baixar a equipas secundárias dos clubes não é nova para David Carmo. No início de 2022, quando terminou o calvário de quase um ano - na sequência de uma grave lesão sofrida num jogo contra o FC Porto -, o central pediu para recomeçar por baixo, tendo feito três jogos na equipa de Sub-23 e um nos bês dos minhotos. Só depois foi lançado por Carlos Carvalhal para uma reta final de temporada que lhe valeu a chamada à Seleção Nacional e a transferência para o FC Porto.
O jogo com o Vizela, aliás, tem tudo para ser especial para o central. Além de poder permitir a tão desejada estreia pela equipa principal dos dragões, marcará o jogo 100 da sua carreira como profissional. Se jogar, pois claro.
Pode adiar o jogo 500 de Marcano
A possível titularidade de David Carmo contra o Vizela coloca diretamente em causa a presença de Marcano no eixo defensivo do FC Porto. O espanhol foi aposta nos dois jogos iniciais de 2022/23 e até marcou na goleada ao Marítimo, mas poderá perder estatuto já na próxima ronda.
A confirmar-se, o espanhol, de 35 anos, verá adiada a participação no jogo 500 da sua carreira. Com 210, duas das quais pela equipa B, foi a camisola do FC Porto aquela que mais vezes vestiu. Segue-se o Racing Santander (97, das quais 51 foram pela equipa B), o Rubin Kazan (61), o Olympiacos (53), o Getafe (38), o Villarreal (27) e a Roma (13). Nestes 499 encontros, Marcano marcou 37 golos e 22 foram pelos portistas.
15082074
15081953