Rolando, ex-FC Porto, jogou com David Carmo no Braga e diz que o jogo aéreo do jovem central é "fora de série". Trabalhar com Sérgio Conceição vai "fortalecê-lo mentalmente"
Corpo do artigo
Quase dois meses depois de assinar contrato com o FC Porto, David Carmo estreou-se oficialmente com a camisola dos campeões nacionais. No sábado, o central contratado ao Braga foi titular na vitória sobre o Gil Vicente e começou a mostrar as razões que levaram o FC Porto a investir 20 milhões de euros na sua aquisição.
Os dois jogadores coincidiram no Braga e até chegaram a jogar juntos. O experiente internacional português viu o ex-colega de equipa "casar muito bem" com Pepe, que pode ajudá-lo "até na Seleção".
Atento ao jogo de Barcelos esteve Rolando, que, sem ficar surpreendido com a exibição segura do possante jogador - 1,96 metros de altura -, não tardou a identificar o que de superlativo este pode dar à defesa portista.
"É a nova torre de controlo! [risos] A altura do David é uma mais-valia, a começar pelo jogo aéreo. É um jogador muitíssimo bom nesse aspeto a nível defensivo e, ofensivamente, já vinha a fazer algum trabalho no Braga. Tem uma capacidade aérea fora de série e a compleição física só ajuda, até para impor respeito aos adversários, algo que faz parte do futebol e que marca a diferença", assevera o internacional português a O JOGO, garantindo que a elevada estatura de Carmo não lhe retira outras valências.
"Apesar de ter dois metros de altura, [Carmo] não perde nada em termos de mobilidade"
"Apesar de ter quase dois metros, não perde nada em termos de mobilidade. Tem boa velocidade, coordenação corporal e agilidade na resposta. Além disso, apresenta um nível de passe fora do normal, certamente o Sérgio [Conceição] deu indicações para que aproveitem essa característica dele", prossegue.
Rolando e David Carmo cruzaram-se no Braga - atuaram juntos em cinco partidas - e o destino quis que, este verão, o segundo rumasse ao clube que o veterano central representou durante quatro épocas e meia.
"Ter ao lado um central tão experiente e com a qualidade do Pepe vai ajudar o Carmo a crescer, não só a nível de clube mas também de Seleção"
"O Braga é a equipa mais próxima dos três grandes e encara a grande maioria dos jogos com linhas subidas e muita posse, o que obriga a ter qualidade na saída de bola. Nesse aspeto, o David já chegou preparado ao FC Porto, não teve que dar um salto gigante de patamar. Foi mais uma etapa", explica Rolando, que já viu o ex-companheiro de equipa "casar muito bem" com Pepe diante do Gil Vicente. "Ficou provado em Barcelos que encaixam na perfeição. Ter ao lado um central tão experiente e com a qualidade do Pepe, numa equipa que está habituada a ganhar, vai ajudar o Carmo a crescer, não só a nível de clube mas também de Seleção, até porque o Pepe é um dos titulares de Fernando Santos", ressalva o experiente defesa, de 37 anos.
Rolando partilhou o balneário do Braga com David Carmo e os dois atuaram juntos em cinco jogos pelos minhotos
Ainda na senda da perspetiva de crescimento do camisola 4 do FC Porto, Rolando adianta que Sérgio Conceição terá um papel fundamental nessa evolução de David Carmo. "É jovem, mas já tem estaleca e maturidade para altos voos, incluindo na Liga dos Campeões. No entanto, com 23 anos, pode crescer muito mais e tenho a certeza de que trabalhar com Sérgio, um treinador experiente e identificado com o clube, vai fortalecê-lo em diversos aspetos técnico-táticos, mas, acima de tudo, mentalmente", vaticina.
15137976
15137963