Fábio Cardoso é o outro central disponível, mas nunca alinhou de início ao lado de Pepe.
Corpo do artigo
David Carmo cumpriu 90 minutos, ontem, no empate (1-1) da equipa B do FC Porto com o Mafra, numa altura em que Ivan Marcano fica indisponível por um jogo, por ter completado uma série de cinco cartões amarelos no campeonato.
Se o camisola 4 será o escolhido para o onze, na sexta-feira, frente ao Estoril, é algo a que apenas Sérgio Conceição poderá responder, mas a possibilidade ganha força.
Por um lado, a chamada à B, a primeira desde desde agosto, deu-lhe o tempo de jogo que não tinha há pouco mais de quatro meses, quando fora titular pela última vez, no empate (1-1) com o Santa Clara - pelo meio, entrou apenas aos 89", no triunfo (2-1) sobre o Sporting. Noutro argumento, o técnico já afirmou que prefere um central canhoto a jogar à esquerda, que são os casos de Marcano e David Carmo. A alternativa passaria por apostar em Fábio Cardoso, deslocando Pepe para esse lado. O capitão jogou algumas vezes assim na parceria com Mbemba, mas seria inédito esta época.
Aliás, Cardoso e Pepe nunca alinharam juntos de início.
Abre-se assim a hipótese de uma segunda oportunidade para o central contratado ao Braga no verão. Saltou para o onze à quinta jornada para uma série de 13 partidas a titular, mas Marcano ultrapassou-o nas opções. O penálti escusado que cometeu em Brugge mereceu reparos públicos de Conceição, que no entanto frisou não aplicar castigos, nem haver problemas com David. Opções apenas.
Ontem, domingo, Carmo, infeliz no golo do Mafra (tentou bloquear o remate e a bola desviou do guarda-redes), recebeu elogios de António Folha, técnico da equipa B. "Entendeu muito bem, é um grande profissional e fez um jogo muito competente, apesar de já não jogar há muito tempo. A disponibilidade que demonstrou foi fantástica. É esse espaço que queremos aqui dentro. Havendo estas necessidades com gente que, por esta ou aquela razão, possa ter menos tempo e que possa vir aqui, é benéfico para todos. Ele veio com esse espírito e está de parabéns por isso e pelo jogo que fez", sublinhou Folha.
Série de Marcano trava ao fim de 23 encontros
Se nas opções de Conceição, pouco ou nada é definitivo, Marcano e David Carmo servem de exemplo um ao outro, para o melhor e pior. O espanhol começou a época no onze e saiu após o desaire (1-3) com o Rio Ave, por troca com o português, que voltou a perder o lugar no final de outubro. E foi a partir da receção ao Atlético de Madrid que Marcano iniciou uma sequência de 23 partidas a titular, série que nenhum outro jogador do plantel logrou nesse período.