As contas dos objetivos pelos quais os clubes da I Liga ainda vão lutar este domingo, dia que marca o encerramento da edição 2017/18 do campeonato.
Corpo do artigo
A questão do título da I Liga já ficou resolvida na penúltima jornada do campeonato, mas ainda há muito para decidir na última ronda do principal escalão do futebol português. Este domingo, a luta pelo acesso à Liga dos Campeões, a corrida ao pódio e a permanência são algumas das metas a discutir no fecho do campeonato.
Luta pela Liga dos Campeões e pódio:
Sporting
- Fica no segundo lugar se: ganhar ao Marítimo; empatar e o Benfica não vencer o Moreirense; perder e Benfica e Braga também o fizerem.
- Fica em terceiro lugar se: empatar e o Benfica ganhar; perder e o Benfica pontuar e o Braga não vencer.
- Fica em quarto lugar se: perder e o Braga vencer.
Benfica
- Fica no segundo lugar se: ganhar ao Moreirense e o Sporting não ganhar ao Marítimo; empatar e o Sporting perder; perder, o Sporting perder e o Braga vencer o Rio Ave.
- Fica em terceiro se: ganhar e o Sporting também vencer; empatar e o Sporting pontuar; perder e o Sporting pontuar; perder e o Sporting perder e em caso de empate ou derrota do Braga.
- Já não pode ficar em quarto.
Braga
- Não pode chegar à segunda posição.
- Termina em terceiro se vencer o Rio Ave e o Sporting perder com o Marítimo.
- Fica no quarto lugar se o Sporting pontuar na Madeira ou se empatar ou perder com o Rio Ave
Luta pela permanência:
- Moreirense garante a permanência se ganhar ou empatar com o Benfica. Se perder e Feirense, Paços de Ferreira e V. Setúbal ganharem, desce à II Liga.
- Feirense assegura a permanência se ganhar ao Estoril. Se empatar, desce em caso de triunfos de V. Setúbal e Paços de Ferreira. Se perder, é despromovido à II Liga se o V. Setúbal vencer e/ou o Paços de Ferreira pontuar.
- Paços de Ferreira fica na I Liga se ganhar ao Portimonense. Se empatar, cai para a II Liga em caso de triunfo do V. Setúbal. Se perder, desce se o Estoril vencer, mas também se Estoril e Feirense pontuarem e o V. Setúbal vencer.
- Estoril garante a permanência se ganhar ao Feirense. No entanto, a equipa orientada por Ivo Vieira desce se empatar ou perder.
-V. Setúbal está sempre dependente de resultados de terceiros. Se ganhar ao Tondela, só fica na I Liga se Feirense e Estoril empatarem ou então se o Paços de Ferreira e o Feirense ganharem e o Moreirense perder. Os sadinos também asseguram a permanência se não se registar um empate no Feirense-Estoril e o Paços não conseguir vencer o Portimonense. Se empatar, o V. Setúbal precisa do triunfo do Feirense frente ao Estoril e da derrota do Paços na visita ao Portimonense. Em caso de derrota frente ao Tondela, a formação do Bonfim cai para a II Liga.