Darwin perde agosto quente: avançado fora do acesso à Champions e início da Liga
Avançado já sabe que só volta em setembro após operação. Uruguaio falha jogos de acesso à Champions e início da Liga.
Corpo do artigo
A operação a que foi sujeito a 25 de maio, numa artroscopia ao joelho direito, vai mesmo deixar Darwin de fora das opções de Jorge Jesus no arranque da nova temporada, além de tirar definitivamente o avançado dos trabalhos de pré-época, como já se sabia.
Contas feitas, e conseguindo as águias avançar até ao play-off da liga milionária, o uruguaio vai perder os primeiros oito jogos da temporada. Já Rodrigo Pinho e André Almeida podem ser opção em breve
Ao que O JOGO apurou, e apesar de algumas expectativas iniciais de uma recuperação mais veloz, o uruguaio já sabe que apenas estará de volta em setembro, razão pela qual não poderá ajudar os encarnados num mês de agosto quente, onde a equipa vai tentar garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, assim como iniciar a participação no campeonato.
As contas ao tempo que ainda falta para que Darwin seja dado como apto permitem calcular que o avançado possa estar afastado de oito partidas. As mais importantes são as duas relativas à terceira pré-eliminatória da Champions e as duas que, passando a anterior fase, se reportam ao play-off. Ou seja, aqui são quatro possíveis jogos, aos quais se juntam outros tantos relativos às quatro primeiras jornadas da liga portuguesa, que arranca a 8 de agosto. Quanto à primeira mão da eliminatória da Liga dos Campeões será a 3 ou 4 de agosto e a segunda partida acontece dia 10. Se as águias passarem ao play-off, este será a 17 ou 18 e a 24 ou 25 do mesmo mês.
Arranque: o primeiro embate das águias será a 3 ou 4 de agosto, no acesso à Liga dos Campeões
Neste momento, a prioridade do departamento médico dos encarnados é a plena recuperação de Darwin, ele que passou boa parte da época passada com limitações no joelho direito e que até abdicou de ir à Copa América para ser operado e recuperar.
Aptos para iniciar a época estarão o defesa André Almeida e o avançado, reforço, Rodrigo Pinho: ambos estão na fase final das respetivas recuperações.