Marcou por quatro vezes em nove tiros, sete deles na baliza (77,8% de acerto). Em 2020/21 tinha 12 remates, só um no alvo, e estava em branco.
Corpo do artigo
Darwin leva duas partidas consecutivas a faturar no campeonato, e em ambas as vezes a dobrar, igualando Rafa entre os melhores marcadores do Benfica em 2021/22, com quatro golos.
Após falhar os primeiros jogos, fruto da recuperação à cirurgia ao joelho direito, está a fazer um arranque de temporada bem diferente do que registou em 2020/21, na estreia na Luz, pois estava ainda a zeros no que diz respeito a golos nos primeiros cinco jogos realizados. E o segredo é claro: a mira está agora bem afinada.
Darwin leva quatro golos em nove remates, sendo que sete (77,8 por cento) foram na direção do alvo. Já na temporada anterior a pontaria era um claro problema. Em período idêntico, o avançado já tinha disparado por 12 vezes, mas apenas por uma acertara na baliza contrária (8,3%).
O camisola 9 mudou completamente, pois se em 2020/21 tinha cinco assistências e estava em branco na finalização, agora conta com quatro golos (todos na Liga Bwin, onde está a um do líder Luis Díaz) e sem ofertas.
Naquele que foi apenas o seu quarto jogo, em 49 pelo Benfica, a faturar por mais do que uma vez - fez ainda um hat-trick com o Lech Poznan e bis ante Estoril e Santa Clara -, Darwin consolidou a melhoria em relação à última temporada no que diz respeito às ações, dribles e duelos ofensivos, sendo que neste último item dobrou a sua eficácia, passando dos 16,7 por cento para os 33,3%.
Com a mudança de sistema implementada por Jorge Jesus, ainda no decorrer da época transata, para o 3x4x3, o uruguaio passou a jogar mais sobre a esquerda do ataque, algo que já fez este ano, ainda que tendo sido também opção em 4x4x2. Dessa forma, percorre outras zonas do campo, algo traduzido na diminuição dos toques na área, que passaram de 5,2 em média por jogo para os 3,2.
A ganhar influência na equipa às ordens de Jorge Jesus, tendo sido titular em três dos últimos quatro jogos realizados pelo Benfica, está também às portas do regresso à seleção do Uruguai. O avançado foi pré-convocado para os jogos com Colômbia, Argentina e Brasil, a 7, 10 e 14 de outubro, de qualificação para o Mundial"2022, e espera fazer parte da lista final, ele que celebrou o triunfo do Benfica nas redes sociais: "Vitória importante! Bom trabalho, equipa. É continuar neste caminho, todos juntos! Obrigado aos adeptos pelo apoio."