"Daqui a um ano, dois ou três, Diomande estará a jogar numa das melhores ligas europeias"

Ousmane Diomande
Mário Vasa
Alain Gouaméné, membro da equipa técnica da Costa do Marfim, antevê um futuro brilhante para o central do Sporting. O antigo guarda-redes acompanha o jogador leonino desde os 12 anos, elogia o seu percurso e não tem dúvidas de que irá em breve para um grande clube, provavelmente em Inglaterra.
Corpo do artigo
Leia também De bicicleta: veja o golaço de Cristiano Ronaldo no Al Nassr-Al Khaleej
Ousmane Diomande tem sentido algumas dificuldades para conquistar o seu espaço na seleção da Costa do Marfim, pela qual já se sagrou campeão africano em 2024 e à qual regressou recentemente, participando no triunfo (2-0) sobre Omã, em jogo de preparação para a CAN que se avizinha. Embora tenha sido o único jogo da época em que foi utilizado pelo selecionador Emerse Faé, na equipa técnica deste há quem tenha confiança absoluta no defesa-central do Sporting, augurando-lhe um futuro brilhante.
Falamos de Alain Gouaméné, antigo guardião internacional pelos Elefantes, que em entrevista ao "Africafoot" apostou que Diomande será uma estrela em breve. "Ele ainda não tem 22 anos [completa-os no dia 4 de dezembro]. Tem coisas a melhorar como todos os jogadores na idade dele. Daqui a um ano, dois ou três, será o líder da defesa do clube onde jogar. E estará, provavelmente, a jogar numa das melhores ligas europeias. Vai continuar a crescer à medida que assumir novas responsabilidades e ganhar experiência. Vai consolidar-se como um líder. Estou convencido disso. E será também um líder na seleção", comentou.
A análise de Gouaméné resulta de um profundo conhecimento do jogador. "Conheci-o quando tinha 12 anos. Jogava no CS Abobo antes de ir para a Europa. Não era sócio do clube, mas assistia regularmente aos jogos da formação e dava conselhos ao presidente. Tenho uma excelente impressão do Ousmane. É um menino muito educado, gentil, respeitoso e tímido. Não se abre muito. Mas também é ambicioso, trabalhador e muito profissional", revelou o técnico, elogiando as opções de carreira do futebolista leonino.
"Fez uma escolha corajosa e interessante ao ir para o Midtjylland. Ir para Dinamarca, no norte da Europa, aos 17 anos, vindo da Costa do Marfim, posso garantir que é uma mudança de vida radical. Depois foi emprestado ao Mafra, na II Liga portuguesa, onde chamou a atenção do Sporting, um dos maiores clubes do país. Tem tido uma trajetória inteligente, aprendeu muito no Sporting e vai aprender ainda mais", garantiu.
Já várias vezes associado a clubes das grandes ligas, Gouamáné acredita que nem o facto de ter um valor de mercado estimado em 45 milhões de euros irá impedir que dê brevemente o salto: "Essa avaliação não é coincidência e diz muito do seu nível. Está entre os bons, diria mesmo entre os muito bons centrais que jogam na Europa. Sairá em breve [do Sporting], tenho a certeza. Será para um clube grande, provavelmente de Inglaterra, mas também gostaria de o ver em França ou na Alemanha."
O técnico marfinense é fã das qualidades de Diomande. "Tem um físico impressionante. Diomande é imponente, um jogador com bom posicionamento e habilidade técnica. É bom no jogo aéreo, tem uma excelente mentalidade e é bom companheiro de equipa", deixando para o fim uma advertência onde poderá melhorar. "Ele tem qualidades para assumir mais riscos no ataque, faz isso, mas percebe-se que hesita. Tem essa capacidade, mas precisa de ser mais ousado. Quando toma a iniciativa no jogo, isso faz diferença. Penso que o facto de ser tímido explica porque não se atreve a correr esses riscos. Mas não estou preocupado, vai ganhar confiança, segurança e experiência", concluiu.

