Dragões próximos de um entendimento com o América pelo médio da seleção da Colômbia. Outro internacional, mas argentino, é apontado à baliza.
Corpo do artigo
O FC Porto está a tentar fechar Mateus Uribe para o meio-campo e tem ainda "sinalizado" o interesse em Agustín Marchesín, para a baliza. Os dois jogam no mesmo clube - o América, do México - mas os processos não têm, necessariamente, que ver um com o do outro.
Dragões próximos de um entendimento com o América pelo médio colombiano
O negócio por Uribe, médio colombiano, está numa fase muito mais adiantada, pelo facto de que não restam quaisquer dúvidas a Sérgio Conceição e a SAD não tem que gerir o processo a reboque do que acontece com quaisquer outras opções para a posição.
Quanto a Marchesín, que o jornal "Récord", do México, trouxe ontem à primeira página, juntamente com Uribe, está "refém" de Kevin Trapp, que é um alvo difícil mas continua a ser o favorito do treinador. Já lá vamos. Primeiro Uribe, aquele que realmente está mais próximo do Dragão.
Com 28 anos, o médio está no ponto de rebuçado e na melhor fase da carreira. É indiscutível na seleção colombiana orientada por Carlos Queiroz e um ídolo no América, que há dois anos pagou cinco milhões de euros por ele ao Atlético Nacional.
Na primeira época, Uribe fez 14 golos e ofereceu dois. Na segunda marcou três e assistiu seis. E começou 2019/20 com um tento no primeiro jogo. Durante a madrugada terá o segundo... O clube mais titulado do México estaria a pedir cerca de 12 milhões de euros pelo passe do jogador, mas este termina contrato daqui por um ano e esse é um dado que joga a favor do FC Porto.
O FC Porto não terá - acredita-se no México - de chegar aos 10 milhões de euros para contratar o jogador
Os dragões são, por motivos óbvios, um clube que Uribe e os colombianos conhecem muito bem. E este decidiu que quer dar o salto para a Europa de imediato. O médio teme que, se a oportunidade passar, possa não surgir novamente um clube que habitualmente participe na Liga dos Campeões. O negócio já decorre, as partes estão a aproximar-se e a probabilidade de o compatriota de Luis Díaz ser reforço portista até 2023 é grande.
O FC Porto não terá - acredita-se no México - de chegar aos 10 milhões de euros para contratar o jogador. Mas o desconto não será significativo, pelo menos se a SAD o quiser ter no imediato. E Conceição não faz a coisa por menos: a pré-eliminatória com o Krasnodar está à porta, o campeonato também e não há margem para esperar muito mais.
Além disso, o jogador corresponde inteiramente ao perfil pretendido pelo treinador: tem amplitude de movimentos que baste, chega facilmente ao golo e acrescenta criatividade e técnica individual às opções atuais.
DADOS - UM "8" COM TÉCNICA E GOLO
Mateus Uribe
Idade: 28 anos
Posição: Médio
Clube actual: América (México)
Internacionali: Colômbia (20)
Altura: 1,82 metros
Fim de contrato: 30/06/2020
Uma visita rápida sobre os melhores momentos de Uribe no México revela um médio alto tecnicamente evoluído, com um repertório de dribles vasto para aquilo que é normal num claro nº 8 e um remate de meia distância também acima da média. Uribe é, no plano teórico, um médio mais criativo do que a maioria dos "box-to-box". Além disso, chega bem perto da baliza (18 golos em 79 jogos pelo América) , tem amplitude, passada larga e é forte em progressão. Na comparação com Herrera, sai a perder na intensidade defensiva, mas esse é um aspeto que o futebol mexicano não lhe exige tanto.
11157496
Guarda-redes com calma
e Hart na berlinda
O caso do guarda-redes de 31 anos é significativamente diferente. Marchesín tem 31 anos e o "orçamento" à disposição para o contratar é inferior, embora o América peça entre 12 a 15 milhões de euros em primeira instância.
O argentino foi contratado ao Santos Laguna em 2017, mas está amarrado até 2023 e o clube mexicano sente-se, por isso, confortável. Fonte contactada por O JOGO garante que a primeira proposta do FC Porto foi recusada e que as partes estão agora a conversar de forma paciente.
O guarda-redes argentino, também do América, é um processo diferente
Os dragões quiseram sinalizar o interesse no jogador, mas não abdicam de tentar Trapp até ao fim, apesar de o PSG não estar a facilitar. Por isso, não vão esticar a corda por esta alternativa, pelo menos para já. Isto num dia em que o jornal "Mirror", de Inglaterra, falou de sondagens por Joe Hart, de 32 anos, antigo titular do Manchester City e da Seleção inglesa, agora no Burnley.
DADOS - Reflexos e simplicadade
Agustín Marchesín
Idade: 31 anos
Posição: Guarda-redes
Clube actual: América (México)
Internacionali: Argentina (4)
Altura: 1,88 metros
Fim de contrato: 31/12/2023
Agustín Marchesín simplifica os lances e não tem problemas em sacar do membro que tem mais próximo da bola para evitar um golo, ainda que o gesto técnico possa não ser perfeito. Daí que defenda muitas bolas com os pés, por exemplo. Foi suplente de Armani na Copa América, mas a decisão não foi consensual. Melhor entre os postes do que fora deles (tem uns reflexos excelentes),sente-se à vontade a jogar adiantado e anula a profundidade dos rivais. Foi Pedro Caixinha quem o foi buscar ao Lanús, para o Santos Laguna. Depois foi vendido por 2,8M€ ao América.