Morato, último reforço dos encarnados, foi chamado aos trabalhos do plantel às ordens de Lage
Corpo do artigo
Ao segundo dia de trabalho ao serviço do Benfica, Morato mereceu a chamada ao plantel principal, estreando-se nas contas de Bruno Lage, cenário que O JOGO já havia revelado como estando planificado para o central contratado ao São Paulo.
Morato custou ao Benfica seis milhões de euros por 85 por cento do passe, ficando definido o pagamento de mais um milhão por objetivos
E, no primeiro treino com a equipa, Morato recebeu desde logo ensinamentos de Jardel, com o capitão encarnado a passar alguns conselhos e dicas em relação ao posicionamento a adotar em campo, tendo em vista as exigências e pretensões de Bruno Lage.
Apesar de recém-chegado, Morato mereceu a confiança do técnico do campeão nacional para fazer dupla com Jardel, o único central disponível (Rúben Dias e Ferro estão na Seleção Nacional e Conti está lesionado). O defesa alinhou na equipa que contou com grande parte dos jogadores do plantel principal, procurando mostrar-se assim ao técnico encarnado.
Última contratação do Benfica para 2019/20, Morato, pelo qual as águias acordaram com o São Paulo o pagamento de seis milhões de euros (mais um por objetivos) por 85 por cento do passe, recebeu também, ao que O JOGO apurou, fortes incentivos da parte de Luís Filipe Vieira, com o presidente encarnado a transmitir ao atleta as expectativas em relação à sua afirmação no clube da Luz.
Fechado no último dia do mercado de verão, Morato está blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões, tendo assinado até 2024
Começou no futsal e marca penáltis
Contratado pelo Benfica de olho na sucessão de Rúben Dias e Ferro, apesar de começar a sua integração nas águias pela formação secundária, ao serviço da qual jogará, sob as ordens de Renato Paiva, Morato foi recuando no terreno à medida que a sua carreira foi evoluindo.
Agora central, o jovem futebolista chegou a desempenhar funções de lateral, mas no futebol de 11 até começou como médio-ofensivo. Apontando como um jogador com qualidade técnica e com apetência para sair a jogar da zona defensiva, Morato ganhou escola e habilidade no... futsal, modalidade que praticou durante sete anos e em simultâneo com o futebol.
Entre os sete e os 14 anos, período no qual chegou a atuar, o defesa jogou futsal, ocupando a posição de pivô (ou seja, avançado). Só a partir do momento em que despertou a atenção do São Paulo, passando a treinar no centro de formação do clube tricolor é que se dedicou em exclusivo ao futebol.
Entre os juniores e sub-20 do São Paulo, o defesa leva em 2019 2580 minutos disputados, tendo feito um golo
Apesar de central, Morato é também especialista na marcação de penáltis, tendo ajudado o São Paulo a ganhar, em janeiro, a Copinha (prova de sub-20 que se realiza em São Paulo) no desempate da marca dos 11 metros, face ao 3-1 final, após o empate a duas bolas durante o tempo regulamentar - foi um dos escolhidos pelo técnico Orlando Ribeiro para as decisões, marcando o segundo penálti.
Aliás, no penúltimo jogo pelos sub-20 do tricolor, ante o Botafogo, marcou precisamente de grande penalidade. E sobre a sua técnica para o momento da finalização, revelou: "Quando vais marcar, já tens de ter planeado o que vais fazer, o canto para o qual vais bater."
Marmita no comboio e irmã como inspiração
De mudança agora para Portugal, Morato desde cedo viu-se obrigado a fazer sacrifícios para perseguir o sonho de se tornar jogador. Isto porque a partir dos 11 anos, quando ingressou nos escalões de formação da Portuguesa, fazia no total cerca de duas horas e meia de viagem entre casa e o complexo desportivo da lusa para poder treinar - e muitas vezes levava almoço numa marmita para comer pelo caminho.
Conhecido pela sua qualidade técnica, o central tem também um porte físico de respeito, com 1,90 metros de altura
Outro dos obstáculos que Morato enfrentou foi a morte da irmã, Rafaela, que faleceu em agosto do ano passado, vítima de leucemia. O central, que soube da notícia momentos antes de atuar pelos sub-20 do São Paulo, tendo optado por entrar em campo, não esquece a irmã e garante: "Transformei a minha tristeza em força para a honrar e para conquistar os meus sonhos, como a Rafa sempre me incentivou."
Face ao falecimento da irmã, Morato levou mais tarde os seus colegas nos sub-20 a raparem o cabelo como homenagem a Larissa Martins, uma menina de apenas seis anos que luta contra um cancro no cérebro e que se tornou presença regular nos treinos e jogos da jovem equipa paulista. Tudo por "culpa" de Morato.
11266711
Sergio Ramos é ídolo como o irmão de Luisão
Morato procura seguir as pisadas de Sergio Ramos, central do Real Madrid que considera um ídolo, "por tudo que representa e por tudo que já ganhou". No entanto, garante que procura evitar agressividade a mais.
"Sou mais cabeça. Dá para tê-lo como exemplo e fora de campo ser tranquilo", referiu, em entrevistas recentes, ele que aponta Thiago Silva e Marquinhos, ambos do PSG, como os melhores centrais brasileiros do momento e Lugano e Alex Silva (irmão de Luisão), como os que "mais admira" entre os que viu atuar no São Paulo.